Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30386
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Anco Márcio Tenório | - |
dc.contributor.author | CAZÉ, Glauco Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T19:47:27Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T19:47:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30386 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar os textos para teatro do poeta, compositor, músico e dramaturgo Vinícius de Moraes. A hipótese acenada nesta investigação é a de que o escritor carioca, ainda que se reinventando a cada nova etapa de sua existência literária, se mostra, através de sua dramaturgia, continuador de um teatro essencialmente simbolista, tão referencialmente apequenado no cenário do teatro brasileiro. A opção majoritária pelo verso, numa condução narrativa de especial feitura; o tom sinestésico e musical de seus diálogos; a preocupação metafísica sobre a essência e a condição humana; a reflexão humanitária diante de conflitos atrozes; as estreitas relações entre vida e morte; fazem de Vinícius de Moraes um dramaturgo que, embora menos aplaudido por uma crítica teatral voltada ao teatro político e social em evidência naquele momento do século XX, contribui, ao seu modo, para a nova fase do teatro nacional, reforçando ideias espiritualistas do grupo de pensadores das revistas A Ordem e Festa (sendo, por sinal, o único desse grupo a escrever sistematicamente para o teatro), ampliando assim, o fôlego de um teatro brasileiro de evidente inspiração simbolista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vinícius de Moraes | pt_BR |
dc.subject | Meatro | pt_BR |
dc.subject | Simbolismo | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.title | Teatro em verso: a dramaturgia neossimbolista de Vinícius de Moraes | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5132819674141505 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aims to analyze the texts for the theater of the poet, composer, musician and playwright Vinícius de Moraes. The hypothesis emphasized on this investigation is that the Carioca writer, although reinventing himself each new stage of his literary existence, shows through his dramaturgy, continuation of an essentially symbolist theater, so referentially retracted on the Brazilian theater. The majority option for the verse, in a narrative conduct of special work; the synesthetic and musical tone of his dialogues; a metaphysical concern about an essence and a human condition; a humanitarian reflection in the face of atrocious conflicts; as close relations between life and death. All of this turns Vinícius de Moraes, a playwright who, although being less applauded by a theatrical critique of the political and social theater in evidence at that moment, contributes, in his way, to a new phase of national theater. Reinforcing spiritualist ideas of the group of thinkers of magazines A Ordem e Festa (being, by the way, the only one of this group to write systematically for the theater), thus amplifying, the breath of a Brazilian theater of evidence symbolic inspiration. | pt_BR |
dc.description.abstractx | El presente estudio tiene como objetivo analizar los textos teatrales del poeta, compositor, músico y dramaturgo Vinícius de Moraes. La hipótesis acentuada en esta investigación es la de que el escritor carioca, aunque se haya reinventado en cada nueva etapa de su existencia literaria, se mostró, a través de su dramaturgia, continuador de un teatro esencialmente simbolista, tan referencialmente dismimuido en el escenario del teatro brasileño. La opción mayoritaria por el verso, es una conducción narrativa de especial hechura; el tono sinestésico y musical de sus diálogos; la preocupación metafísica sobre la esencia y la condición humana; la reflexión humanitaria ante conflictos atroces; las estrechas relaciones entre vida y muerte; hacen de Vinicius de Moraes un dramaturgo que, aunque menos aplaudido por una crítica teatral orientada al teatro político y social en evidencia de aquel momento, contribuya a su modo a la nueva fase del teatro nacional, reforzando ideas espiritualistas del grupo de pensadores de las revistas La Orden y la Fiesta (siendo, por cierto, el único de ese grupo en escribir sistemáticamente para el teatro), ampliando así el aliento de un teatro brasileño de evidente inspiración simbolista. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Glauco Cunha Cazé.pdf | 14,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons