Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30386

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorCAZÉ, Glauco Cunha-
dc.date.accessioned2019-04-29T19:47:27Z-
dc.date.available2019-04-29T19:47:27Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30386-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar os textos para teatro do poeta, compositor, músico e dramaturgo Vinícius de Moraes. A hipótese acenada nesta investigação é a de que o escritor carioca, ainda que se reinventando a cada nova etapa de sua existência literária, se mostra, através de sua dramaturgia, continuador de um teatro essencialmente simbolista, tão referencialmente apequenado no cenário do teatro brasileiro. A opção majoritária pelo verso, numa condução narrativa de especial feitura; o tom sinestésico e musical de seus diálogos; a preocupação metafísica sobre a essência e a condição humana; a reflexão humanitária diante de conflitos atrozes; as estreitas relações entre vida e morte; fazem de Vinícius de Moraes um dramaturgo que, embora menos aplaudido por uma crítica teatral voltada ao teatro político e social em evidência naquele momento do século XX, contribui, ao seu modo, para a nova fase do teatro nacional, reforçando ideias espiritualistas do grupo de pensadores das revistas A Ordem e Festa (sendo, por sinal, o único desse grupo a escrever sistematicamente para o teatro), ampliando assim, o fôlego de um teatro brasileiro de evidente inspiração simbolista.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVinícius de Moraespt_BR
dc.subjectMeatropt_BR
dc.subjectSimbolismopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleTeatro em verso: a dramaturgia neossimbolista de Vinícius de Moraespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5132819674141505pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze the texts for the theater of the poet, composer, musician and playwright Vinícius de Moraes. The hypothesis emphasized on this investigation is that the Carioca writer, although reinventing himself each new stage of his literary existence, shows through his dramaturgy, continuation of an essentially symbolist theater, so referentially retracted on the Brazilian theater. The majority option for the verse, in a narrative conduct of special work; the synesthetic and musical tone of his dialogues; a metaphysical concern about an essence and a human condition; a humanitarian reflection in the face of atrocious conflicts; as close relations between life and death. All of this turns Vinícius de Moraes, a playwright who, although being less applauded by a theatrical critique of the political and social theater in evidence at that moment, contributes, in his way, to a new phase of national theater. Reinforcing spiritualist ideas of the group of thinkers of magazines A Ordem e Festa (being, by the way, the only one of this group to write systematically for the theater), thus amplifying, the breath of a Brazilian theater of evidence symbolic inspiration.pt_BR
dc.description.abstractxEl presente estudio tiene como objetivo analizar los textos teatrales del poeta, compositor, músico y dramaturgo Vinícius de Moraes. La hipótesis acentuada en esta investigación es la de que el escritor carioca, aunque se haya reinventado en cada nueva etapa de su existencia literaria, se mostró, a través de su dramaturgia, continuador de un teatro esencialmente simbolista, tan referencialmente dismimuido en el escenario del teatro brasileño. La opción mayoritaria por el verso, es una conducción narrativa de especial hechura; el tono sinestésico y musical de sus diálogos; la preocupación metafísica sobre la esencia y la condición humana; la reflexión humanitaria ante conflictos atroces; las estrechas relaciones entre vida y muerte; hacen de Vinicius de Moraes un dramaturgo que, aunque menos aplaudido por una crítica teatral orientada al teatro político y social en evidencia de aquel momento, contribuya a su modo a la nueva fase del teatro nacional, reforzando ideas espiritualistas del grupo de pensadores de las revistas La Orden y la Fiesta (siendo, por cierto, el único de ese grupo en escribir sistemáticamente para el teatro), ampliando así el aliento de un teatro brasileño de evidente inspiración simbolista.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Glauco Cunha Cazé.pdf14,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons