Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30389

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCEZ, Thalles Vitelli-
dc.contributor.authorSOUSA, Diego Camilo Ferreira-
dc.date.accessioned2019-04-29T20:13:47Z-
dc.date.available2019-04-29T20:13:47Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30389-
dc.description.abstractA manutenção tem assumido papel estratégico nas organizações ao traduzir os objetivos de negócio em objetivos de manutenção. Desse modo, os outputs da manutenção têm alcançado resultados sob perspectivas que vão além da produtividade. Nesse contexto, manter os equipamentos em funcionamento sob as condições desejadas tem se tornado desafiador devido as tecnologias utilizadas tornarem os sistemas mais complexos. Além disso, as empresas lidam com a limitação de recursos e têm na manutenção a oportunidade de alcançar melhor desempenho competitivo. Logo, existe a necessidade de realizar decisões assertivas direcionando esforços para compor uma estrutura que apoie a função manutenção de modo a alcançar resultados que conduza as organizações a alcançarem melhor desempenho competitivo. Portanto, este trabalho se propõe a desenvolver um framework a partir da análise de outros estudos da literatura, inserindo aspectos relevantes na conceituação da gestão da manutenção apresentando uma estrutura que apoie a gestão da manutenção em sua concepção estratégica com o objetivo de assegurar que a função manutenção contribua para alcançar os objetivos de negócio. O framework proposto possui seis etapas e teve a etapa de caracterização e definição dos objetivos estratégicos de manutenção aplicada em uma empresa do APL de confecção do Agreste de Pernambuco. A realização desta etapa necessitou o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados e a aplicação do método Value Focused Thinking (VFT). Os resultados alcançados permitiram perceber as prioridades desejadas pelos gestores quanto a função manutenção, identificar as principais limitações na gestão da manutenção da empresa em estudo no seu contexto competitivo, além de identificar possíveis objetivos da função manutenção que apoiam a empresa a alcançar seu objetivo estratégico.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFábricas - Manutenção (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectProcesso decisório (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectFramework (Arquivo de computador)pt_BR
dc.subjectVestuário - indústria (Pernambuco)pt_BR
dc.titleFramework para decisão em gestão da manutenção em uma indústria de confecção do APL do Agreste de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4320888421951052pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1830132039422949pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxMaintenance has assumed a strategic role in organizations when translating business objectives into maintenance objectives. Thus, maintenance outputs have achieved results under perspectives that go beyond productivity. In this context, keeping the equipment running under the desired conditions has become challenging because the technologies used make the systems more complex. In addition, companies deal with resource constraints and can achieve better competitive performance. Therefore, there is the need to make assertive decisions directing efforts to compose a structure that supports the maintenance function to achieve results that lead organizations to achieve a better competitive performance. Hence, this work proposes to develop a framework based on the analysis of other studies of the literature, inserting relevant aspects in the conceptualization of maintenance management, presenting a structure that supports maintenance management from its strategic conception until its implementation with the objective of assuring that the maintenance function contributes to achieving the business objectives. The proposed framework has six stages and had the stage of characterization and definition of the strategic objectives of maintenance applied in a company of APL confection of Pernambuco. The accomplishment of this step required the development of a data collection instrument and the application of the Value Focused Thinking (VFT) method. The results achieved allowed us to perceive the priorities desired by the managers regarding the maintenance function, to identify the main limitations in the management of the maintenance of the company under study in its competitive context, besides identifying possible objectives of the maintenance function that support the company to reach its strategic objective.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Diego Camilo Ferreira Sousa.pdf1,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons