Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30604
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMARAL, Angela Santana do | - |
dc.contributor.author | SILVA, Antônio Israel Carlos da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T22:04:30Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T22:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30604 | - |
dc.description.abstract | A ampliação de cursos de Serviço Social na modalidade ensino a distância (EAD) situa-se no cenário de reatualização de projetos educacionais hegemonicamente elaborados pelos intelectuais orgânicos da burguesia internacional. Tal processo apresenta tensionamentos e contradições ideológico-políticas que atingem a consciência social dos novos agentes profissionais do Serviço Social. Nesse sentido, esta dissertação teve como objetivo central apreender os ideários dos egressos de cursos de Serviço Social da modalidade ensino a distância. O conceito de ideário vincula-se à categoria de ideologia, a qual assume a condição de mediação da reprodução social das classes, dirigindo as vontades humanas, por meio da formação de determinadas concepções de mundo, ideários e práticas sociais dos sujeitos. Especificamente, nesta dissertação, a utilização de ideário corresponde à identificação das concepções de profissão, perspectivas profissionais e projetos de vida dos sujeitos pesquisados. Como recurso metodológico realizou-se revisão de literatura em livros, artigos científicos, teses e dissertações que subsidiaram os conceitos e as categorias analíticas acionadas no percurso investigativo; e pesquisa de campo, através da realização de grupos de discussão (entrevista coletiva) com assistentes sociais egressos de cursos de Serviço Social da modalidade EAD. Com a dissertação, identifica-se a tendência contraditória de três ideários que perpassam a dinâmica de formação profissional no EAD, marcados por unidades dialéticas: o ideário da “ajuda”, o ideário da “empregabilidade” e o ideário cultural da formação no EAD. O ideário da “ajuda” traduz uma reatualização do humanismo abstrato e a apologia a referenciais cristãos como mobilizadores das motivações pela escolha do curso e da concepção de profissão incorporada. Por sua vez, o ideário da “empregabilidade” produz a ideia de que a formação graduada em nível superior poderia promover mobilidade social, com vistas a mistificar a formação como mecanismo de acesso e permanência ao mercado de trabalho, negligenciando o crescente desemprego crônico na sociabilidade burguesa. Já o ideário cultural da formação no EAD superdimensiona o papel das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na vida social e, especialmente, nos processos educativos, articulando as tecnologias educacionais às pedagogias contemporâneas, como: a formação para a empregabilidade, o “aprender a aprender” e a subjetivação pedagógica dos processos formativos. Por fim, considera-se que os depoimentos apresentados pelos sujeitos pesquisados revelam tendências de regressividade político-ideológica e intelectual no interior do Serviço Social brasileiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.title | Os ideários dos egressos da formação profissional em Serviço Social no ensino a distância | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3108597782077617 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6546778737282608 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | The enlargement of Social Work courses in the modality of distance-learning (EAD) locates in the scenery of the update of education projects hegemonically elaborated by the organic intellectuals of the international bourgeoisie. Such a process presents afflictions and ideological-politics contradictions that reach the social conscience of the new professional agents' of the Social Work. In that sense, this dissertation had as central objective to apprehend the ideal of the graduated people from Social Work courses of the modality distance-learning. The ideal concept is linked to the ideology category, which assumes the condition of mediation of the social reproduction of the social classes, driving the human wills, through the formation certain people's world conceptions, ideal and social practices of the subjects. Specifically, in this dissertation, the ideal use corresponds to the identification of the profession conceptions, professional perspectives and projects of life of the researched subjects. As methodological resource were made literature revision in books, scientific articles, theories and dissertations that subsidized the concepts and the analytical categories worked in the searching process; and field research, through the accomplishment of discussion (face-to-face interview) groups with social workers exits of courses of Social Work of the modality distance-learning. With the dissertation, he/she identifies the contradictory existence of three ideals that go beyond the dynamics of professional formation in EAD, marked by units dialectics: the " philanthropic ideal”, the ideal of the "employability" and the cultural ideal of the formation in EAD. The ideal of the " philanthropic ideal " translates a rework of the abstract humanism and the apology the Christian referenciais as mobilizers of the motivations for the choice of the course and the conception of incorporate profession. Thefore, the ideal of the "employability" produces the idea that the graduate formation in superior level could promote social mobility, with views to mystify the formation as access mechanism and permanence to the job market, neglecting the crescent chronic unemployment in the bourgeois sociability. Already the cultural ideal of the formation in the distance-learning oversizes the paper of the technologies of the information and communication (TICs) in the social life and, especially, in the educational processes, articulating the education technologies to the contemporary pedagogies, as: the formation for the “employability”, "learning to learn" and the pedagogic subjectivation of the formative processes. Finally, is considered that the depositions presented by the researched subjects reveal tendencies of political-ideological and intellectual regress inside the Brazilian Social Work. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Antônio Israel Carlos da Silva.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons