Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30802

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Ana Paula Cabral Seixas-
dc.contributor.authorCARVALHO, Victor Diogho Heuer de-
dc.date.accessioned2019-05-24T20:45:58Z-
dc.date.available2019-05-24T20:45:58Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30802-
dc.description.abstractA Terceirização de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se configura como uma opção viável para empresas que desejam obter certos benefícios delegando as atividades relacionadas às TIC a uma terceira - a empresa prestadora de serviços - de forma que elas possam se focar unicamente em suas atividades-fim. Esta terceirização envolve um processo que vai desde a seleção da prestadora, passando por negociações e chegando a formalização de um contrato de prestação de serviços, o qual irá definir e delimitar a execução das atividades, a interação e o relacionamento entre ambas as partes. É a partir das definições estabelecidas através do contrato que esta pesquisa realiza sua análise, buscando evidenciar também fatores que levem ao sucesso ou que possam colocar em risco a integração e a colaboração entre as empresas. Sendo assim, sob a luz da Governança Contratual e da Governança Relacional, foram estabelecidos aspectos e fatores para a realização de um estudo de campo com as empresas prestadoras de serviços em TIC, além de ter sido utilizada uma base de dados obtida através de uma pesquisa anterior de onde foram extraídas informações para avaliação das empresas contratantes, em ambos os casos se delimitando a Região Metropolitana do Recife. Com os dados obtidos pela pesquisa de campo e com a análise exploratória desta base de dados, o objetivo principal da pesquisa pôde ser alcançado: a obtenção de um Modelo de Integração entre as empresas prestadoras e suas contratantes. A pesquisa utilizou como recursos para atingir este objetivo principal, um questionário temático, testes estatísticos e apoio multicritério a decisão, este último representado pelo método PROMETHEE II.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectTerceirização de TICpt_BR
dc.subjectGovernança Contratualpt_BR
dc.subjectGovernança Relacionalpt_BR
dc.subjectRecife – Região Metropolitanapt_BR
dc.subjectModelo de Integraçãopt_BR
dc.titleGovernança relacional e contratual para terceirização de Tecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9961970112647545pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9665695510823023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe Information and Communication Technology (ICT) Outsourcing is a feasible choice for companies that want to obtain certain benefits delegating ICT activities for an outsourcer in order to keep their focus in their core activities. This outsourcing involves a process that begins with the provider selection, passing through a series of negotiations and reaching the formalization of a contract which will define and delimitate the execution of activities, the interaction and the relationship of the two involved parties. Based on the definitions established by the contract this research performs its analysis, seeking also highlight factors that lead to success or that may jeopardize the integration and collaboration between companies. Thus, under the light of Contractual Governance and Relational Governance, aspects and factors were established to conduct a survey with service provider companies in ICT. A database obtained from a previous research was also used to get information for the assessment of the contractors. In both cases, the Metropolitan Region of Recife (Pernambuco, Brazil) was the area of geographical delimitation. With the data obtained by survey and the exploratory analysis of this database, the main objective of the research could be reached: the definition of an Integration Model between Provider and Contractor. To reach this objective the research used as resources a thematic questionnaire, statistical tests and multicriteria decision aid, this last represented by the PROMETHEE II method.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Victor Diogho Heuer de Carvalho.pdf2,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons