Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31006

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Izabella Maria da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-10T22:55:48Z-
dc.date.available2019-06-10T22:55:48Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31006-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo investigar os imaginários urbanos traduzidos nas intervenções artísticas de Berna Reale, Bruno Faria e Renata Lucas. Para isso, tenta responder à seguinte questão geral: para quais sentidos as práticas desses artistas convergem no tensionamento com a experiência urbana? Esses artistas passaram a lidar com a cidade não apenas como suporte, mas como a razão na qual suas práticas se estruturam e para a qual se organizam. Considerando que atualmente a cidade ocupa um lugar central para o entendimento da vida contemporânea, isso se desdobrou, nesta tese, em um estudo sobre arte contemporânea brasileira e experiência urbana no século XXI. A partir da necessidade de desvinculação das metanarrativas urbanas das ditas “cidades globais”, o trabalho assume a importância de um estudo que articule arte, cultura e cidade em contextos de sociedades desiguais, nas quais o conflito é fundante das relações sociais e das próprias representações. As produções artísticas investigadas estão situadas em um contexto de arte no qual as regras e os valores da arte tradicional e da arte moderna se tornaram insuficientes para a interpretação do objeto arte. Isso conduziu a linha argumentativa da tese a uma reflexão sobre a crise da representação e do cânone moderno na arte, demonstrando como a arte contemporânea demanda uma ruptura com o conceito tradicional de cultura. Isso aproxima a arte contemporânea das demandas que têm preenchido os debates a respeito da emergência e consolidação de uma epistemologia múltipla que pretende o pós-colonial. Com vistas à articulação teórica do objeto de pesquisa, o trabalho toma como referencial teórico básico a teoria da cultura de Homi Bhabha. Utilizo as categorias de fronteira, hibridismo, negociação e espaço liminar relacionadas às noções de deslocamento, deslizamento e estranhamento oferecidas por Bhabha para a elaboração da chave interpretativa direcionada ao objeto de estudo em questão. Para a articulação metodológica do objeto e definição do procedimento de análise, é utilizado o conceito de performance de Diana Taylor. A construção dos dados se deu por meio da pesquisa documental (de textos, fotos, vídeos e críticas de arte) e de entrevistas semi-estruturadas e conversas com os artistas estudados. A partir da análise empreendida, conclui-se que os trabalhos de arte pesquisados expõem o modo de operação da vida pública enquanto funcionamento de nossa cultura política das cidades contemporâneas. Fazem isso ao mobilizar outras formas de concepção e experimentação do cotidiano urbano; ao se orientarem pela perspectiva da diferença na exposição das tensões políticas e sociais de um espaço social não sincrônico; ao destacar os elementos visíveis que são estrategicamente neutralizados pelas desigualdades que estabilizam as paisagens de poder. Por fim, conclui-se que os limites da arquitetura e do planejamento urbano em traduzir as dimensões de uso do cotidiano da cidade, a fragilidade dos espaços públicos e a estetização da experiência urbana se constituem em lugares epistemológicos da cultura, enquanto as formas de interferir na cidade que os trabalhos artísticos analisados apresentam se configuram como práticas enunciativas/de manifestação que rasuram o projeto instituído da cidade colonial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectArte moderna – Séc. XXIpt_BR
dc.subjectCultura na artept_BR
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectCidades e vilas na artept_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectImaginários urbanospt_BR
dc.titlePor uma política das interferências: tensões entre arte, cultura e cidade nos trabalhos artísticos de Berna Reale, Bruno Faria e Renata Lucaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7077776705306822pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis has the objective to investigate the urban imaginaries in Berna Reale, Bruno Faria, and Renata Lucas’ artistic interventions. Therefore, I intend to answer this general question: in which way does these artists’ practice converge in a discussion about the urban experience? These artists started to deal with the city not only as a support but the reason from which their practices have been structured and for which they have been organized. Nowadays, the city occupies a central place in the contemporary life understanding. This theme unfolds, in this stage, as a study about the Brazilian urban contemporary art in the 21th century. This work understands the importance of a study which involves art, culture, and city in an unequal society context in the need of untying of the “global cities” urban metanarratives, which the social conflicts are structurant of the social relationships and representations. The artistic productions investigated are situated in an art context which the traditional art’s rules and values aren’t enough to the art object understanding. This fact conducted this thesis’ argumentative line to a reflection on the crises of representation and the canon of modern art. This thesis shows the contemporary art demand a brake of the culture traditional concept. That feature makes closer the contemporary art and the debate on the multiple epistemologies’ emergency and consolidation, with a post-colonial main aim. This work takes as basic theoretical reference the Homi Bhabha’s culture theory as a theoretical articulation between this discussion and my research’s object. I utilize the concepts of border, hybridity, negotiation and liminal space in a relationship with the notions of displacement, slipping, and estrangement which is offered by Bhabha to elaborate understanding keys to my study object in debate. I utilized the Diana Taylor’s performance concept as a methodological articulation of the object and an analysis procedure definition. I made the data construction by means of a documentary research (texts, pics, videos and art critics) and half-structured interviews and conversations with the studied artists. From this analysis, is possible to see that those studied artistic practices are structured and directed in order to expose and to problematize the city spaces’ colonial face. The studied artworks expose the public life as a device for our political culture in contemporaries cities. They do it when they mobilize alternative ways to the concept of urban ordinary life and to the understanding of this life; when they show the political and social conflicts for a non-synchronous social space; when they expose a visible inequality which is neutralized by cities’ landscapes of power. At last, I conclude that the architecture and urban planning are limited when they try to materialize the city’s ordinary use dimensions and that urban space fragility and urban experience excessive aestheticization are cultural epistemological places as devices to build cities. This feature is the main discussion which the artistic works that I wanted to analyze aim to understand as enunciation practices or manifestations that shaves the colonial city project.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Izabella Maria da Silva Medeiros.pdf6,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons