Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31032

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEITÃO, Lúcia-
dc.contributor.authorMARTINS, Dayse Luckwü-
dc.date.accessioned2019-06-11T22:20:01Z-
dc.date.available2019-06-11T22:20:01Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31032-
dc.description.abstractA crescente preocupação com os espaços públicos das cidades se reveste em ações por parte do planejamento urbano, representados por seus fabricantes, assim como, a ocupação cada vez maior desses espaços por parte da população em suas disposições sociais, nos remete à observação de um movimento de retorno aos espaços público urbanos na contemporaneidade. Dando continuidade às críticas feitas ao urbanismo modernista da década de 1960, vários autores têm se dedicado a discutir e mostrar projetualmente como estabelecer relações favoráveis ao bom desempenho dos espaços públicos. Por outro lado, as críticas à produção dos espaços públicos construídos na atualidade recaem sobre a lógica do espetáculo e da criação de cenários como marcas mercadológicas das cidades que tem seus espaços homogeneizados negando-se uma de suas principais características, o espaço público como lugar do dissenso e de encontro com o outro. Sob essa ótica, os objetos construídos, os dispositivos espaciais, ganham o protagonismo frente ao papel desempenhado pelos espaços públicos nas cidades. Partimos da hipótese de que há um movimento de retomada do espaço público que se dá em função dos dispositivos construídos, seguindo uma lógica espacial do projeto, deixando de lado muitas vezes, as disposições sociais. Estaríamos com isso, falando de um ativismo projetual que se presta ao discurso dos fabricantes, o que nos leva a questionar como se dá a apropriação e realização dos espaços públicos urbanos. Desta maneira, passamos a investigar a produção atual dos espaços públicos das cidades, especialmente no caso brasileiro, utilizando como aporte teórico o conceito de materialidade híbrida de Isaac Joseph (1999) que observa a natureza indissociável entre os dispositivos construídos e as disposições sociais dos espaços públicos construídos realizados em um momento de ação. Dialogando com o conceito de materialidade híbrida, buscamos observar como autores como Lefebvre (2000) analisa a produção do espaço e como Certeau (1994) discute a sua realização. Assim, refletimos sobre o movimento de retorno aos espaços públicos construídos no Brasil a partir do objeto empírico, e como se constitui a sua materialidade híbrida na contemporaneidade. Para tanto, a presente tese tomou como objeto empírico espaços públicos da cidade de João Pessoa, Paraíba, que passaram por intervenções urbanísticas no período das quatro últimas gestões municipais. Baseando-se na teoria “ator-rede” de Latour (2012), pautada em procedimentos metodológicos que buscam desenvolver associações entre humanos e não-humanos, entendidos aqui como as disposições sociais e os dispositivos construídos do espaço. Tais procedimentos guiaram a pesquisa possibilitando a produção de dados qualitativos. Os espaços públicos trabalhados foram analisados segundo categorias baseadas nos atributos das relações entre as referidas disposições sociais em sua relação com os dispositivos espaciais nos momentos de ação. Assim, são nessas interações que reside a materialização do espaço público atual das cidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaço público construídopt_BR
dc.subjectMaterialidade híbridapt_BR
dc.subjectDispositivos construídospt_BR
dc.subjectDisposições sociaispt_BR
dc.subjectAtivismo projetualpt_BR
dc.titleNarrativas sobre a materialidade do espaço público na cidade brasileira contemporânea: o caso da cidade de João Pessoapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8109916461878613pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0190250269877536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThe growing concern with the public spaces of cities is based on actions by urban planning, that is, on the part of the manufacturers, as well as, the increasing occupation of these spaces by the population, in their social dispositions, refers us to the observation of a movement of return to the urban public spaces in the contemporaneity. Continuing the criticism of modernist urbanism in the 1960s, several authors have devoted themselves to discussing and showing how to establish relations favorable to the good performance of public spaces. On the other hand, criticisms of the production of public spaces, built today, fall on the logic of spectacle and the creation of scenarios, as market brands of cities that have their homogenized spaces denying one of its main characteristics, the public space as a place of dissent and encounter with others. From this point of view, constructed objects and space devices gain the leading role in the role played by public spaces in cities. Therefore, we start with the hypothesis that there is a movement of resumption of the public space that occurs according to the constructed devices, following a spatial logic of the project and not the logic of the social dispositions. We would be talking about a project activism that lends itself to the manufacturers' discourse, which leads us to question whether there is in fact a real appropriation and realization of urban public spaces. In light of the inquiries, we began to investigate the current production of public spaces in cities, especially in the Brazilian case, taking as a theoretical contribution the concept of hybrid materiality of Isaac Joseph (1999), which observes the inseparable nature of constructed devices and social provisions of public space built, carried out in a moment of action. Dialoging with the concept of hybrid materiality, we seek to observe how Lefebvre (2000) analyzes the production of space and how Certeau (1994) discusses its realization. Thus, we aim to investigate the movement of return to the built public space of cities in Brazil, as it constitutes its hybrid materiality in contemporaneity. The research used, as an empirical object, public spaces from the city of João Pessoa - Paraíba, which underwent urban interventions during the last four municipal administrations. For this, the methodology used based its procedures on the "actor-network" theory of Latour (2012), which is aimed at tracking associations between humans and nonhumans, understood in this thesis as the social dispositions and devices constructed from space. The research is characterized as qualitative. The public spaces studied were analyzed according to categories based on the attributes of the relations between the mentioned social dispositions, in their relationship with the spatial devices, at the moments of action. Thus, in these interactions lies the materialization of the current public space of the cities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Dayse Luckwü Martins.pdf8,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons