Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31392

Comparte esta pagina

Título : A formação inicial de professores de matemática e os desafios dos processos didáticos para atuação com pessoas com deficiências
Autor : SILVA, José Jefferson da
Palabras clave : Educação especial - Brasil; Educação inclusiva - Brasil; Matemática – Estudo e ensino - Brasil; Professores – Formação - Brasil; Ensino reflexivo - Brasil; Didática
Fecha de publicación : 4-may-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O trabalho objetivou compreender, a partir dos currículos de formação inicial de professores e professoras de matemática, as contribuições presentes nos componentes curriculares que possibilitem uma prática docente reflexiva, no momento em que sua atuação for desafiada a vivenciar uma relação pedagógica com alunos e alunas com deficiência, principalmente, ao elaborar processos didáticos, numa perspectiva crítica e criativa. A pesquisa teve abordagem qualitativa onde, utilizando como instrumentos o mapeamento de produções na área da Educação Matemática no contexto da Educação Inclusiva; a análise documental dos currículos de cursos de matemática, o questionário com a finalidade de selecionar os informantes da entrevista e a entrevista narrativa. Diante das narrativas, percebemos através da reflexão dos informantes, que as considerações sobre sua formação traziam elementos importantes para o trato com deficiências: a experiências vivenciadas que os possibilitaram visibilizar as pessoas com deficiências em sua formação, a concepção de inclusão que permitiu em sua formação ampliar seus conhecimentos sobre as diferenças e possibilitou a reflexão para o ensino diferente e diferenciado, respeitando as especificidades dos alunos, e as metodologias de ensino, que são uma possibilidade de colocar em práticas, os conhecimentos teóricos aprendidos, nestas, a utilização de materiais didáticos manipuláveis e de softwares educacionais, emergiram enfaticamente nas falas escutadas. E diante destas considerações, apresentaremos uma breve discussão da Educação Especial, suscitando os principais debates e embates que criam esta modalidade de ensino no Brasil, e que a alicerçam numa perspectiva inclusiva. Como proposta de melhoria do ensino e aprendizagem, em especial para o trabalho com as pessoas com deficiência em seu processo de escolarização, apresentaremos os estudos sobre professor reflexivo, elemento da formação docente que consideramos contribuir significativamente para um professor e professora que tenha habilidades em situações novas, incertas, e assim mais reais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31392
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Jefferson da Silva.pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons