Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31454

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Marcos Buccini Pio-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Christiane Quaresma-
dc.date.accessioned2019-07-18T18:12:26Z-
dc.date.available2019-07-18T18:12:26Z-
dc.date.issued2013-09-17-
dc.date.submitted2019-07-18-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Christiane Quaresma. O cinema de animação durante o ciclo de super 8 do Recife. Caruaru: O Autor, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31454-
dc.description.abstractEste trabalho busca pesquisar e analisar animações pernambucanas produzidas durante o contexto do ciclo de super 8 do Recife (década de 1970 e início de 1980). A pesquisa orienta-se segundo abordagem teórica proposta por Michael Baxandall, que propõe um olhar sobre a obra histórica do ponto de vista de seu processo criativo, na medida em que este reflete, antes, determinadas circunstâncias do contexto sociocultural onde a obra foi gerada. Assim, é papel deste trabalho debater sobre estas circunstâncias, que abrangem desde especificidades técnicas das tecnologias envolvidas (no caso, a cadeia produtiva envolvendo as películas de super 8, 16 e 35mm), problemas de acessibilidade das mesmas, valores culturais que estes materiais adquirem e como são abarcados pelo mercado, e que movimentos estéticos são concebidos em torno dos mesmos. Entenderemos, antes, como estas ferramentas se inserem no processo produtivo de animação, numa década em que esta linguagem ainda era uma arte exclusivamente filmada e dependente da tecnologia de bitolas, câmeras e projetores para ser produzida e comercializada. O estudo se divide em duas etapas: a pesquisa e seleção destas animações, e a análise das animações selecionadas. Foram encontradas 12 animações produzidas no recorte periódico proposto, a maior parte delas em super 8. De todas, tivemos acesso apenas a seis, que compõem o corpus a ser analisado. Foi considerado na análise a aplicação de soluções que refletissem a ideologia e os parâmetros estéticos que envolveram o contexto produtivo do ciclo de super 8 do Recife. A pesquisa visa suprir, ainda, uma lacuna historiográfica, trazendo narrativa à produção de animação pernambucana, ainda que restrita a uma única década desta história.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema em super-8 - Recife - Históriapt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia) - Recife - Históriapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleO cinema de animação durante o ciclo de super 8 do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327248E7pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773419E9pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to research and analyze animations made in the state of Pernambuco, Brazil, that were produced during the super 8 movement in Recife (from the early years of 1970s to the early years of 1980s). The research is guided by the theoretical approach proposed by Michael Baxandall, providing a glimpse into the historical work from the creative process point of view, and reflecting certain circumstances from the sociocultural context in which the work was created. Therefore, we intend to debate about the circumstances surrounding this film movement, from the technical characteristics of the technologies involved in it (in this case, the production chain concerning the Super 8, 16 and 35mm film support), to the accessibility issues of these materials and their results, as: the cultural values attached to it; how the market accepted it; and the aesthetic appointments that arise from it. So we must understand how these variables fit into the animation production process, in a decade in which this language was still an art exclusively filmed, and the way it was produced and distributed depended and was influenced by the film support, the cameras and the projectors. The research is divided into two parts: first, there were the search and the selection of these animations; and, second, the analysis of the chosen animations. We found twelve animations produced into the proposed time lapse, most of them made in the super 8 support. We had access to only six of the twelve films. Those formed the research corpus that was analyzed. The analysis considered the solutions that were applied and that reflected the ideology and aesthetic parameters involving the productive context in the Recife's super 8 movement. In addition to that, this research aims to fulfill a historiographical gap: the record of the animation production in Pernambuco.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departamentDesign e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDEIROS, Christiane Quaresma.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons