Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31693

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUENO, José Maurício Haas-
dc.contributor.authorCORREIA, Fernanda Maria de Lira-
dc.date.accessioned2019-08-08T21:03:08Z-
dc.date.available2019-08-08T21:03:08Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31693-
dc.description.abstractA inteligência emocional (IE), definida como o processamento cognitivo das informações carregadas de afeto, é composta por quatro habilidades: percepção de emoções; a emoção como facilitadora do pensamento; compreensão de emoções, e regulação de emoções. Essas habilidades têm se mostrado importantes para aspectos como competência social, adaptação e desempenho acadêmico, embora poucos estudos sobre isso tenham sido realizados no Brasil. Nesse sentido é crucial a disponibilização de um instrumento para avaliação dessas habilidades, validado para o contexto cultural brasileiro. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo buscar evidências de validade para a Bateria de Testes de Inteligência Emocional, com base na estrutura interna e na relação com variáveis externas (inteligência, desempenho escolar e agressividade entre os pares). A amostra foi composta por 194 participantes, dentre os quais 117 responderam apenas a subescalas da Bateria de Testes de Inteligência Emocional e 77 estudantes de uma escola estadual da região metropolitana de Recife, que responderam, para além da Bateria de Testes de Inteligência Emocional, os seguintes instrumentos: Questionário Sócio Demográfico; Prova de Desempenho em Matemática, Teste de Cloze, Agressividade entre pares e Prova de Raciocínio Abstrato. Com vistas a alcançar os objetivos propostos foram realizadas análises fatoriais, e o cálculo dos coeficientes Alfa de Cronbach e de Correlação de Pearson. Como resultados observou-se a existência de dois fatores relacionados às áreas experiencial e estratégica, e correlações mais proeminentes da subescala de compreensão de emoções com as variáveis de desempenho escolar e da subescala de percepção de emoções com a variável de agressividade entre os pares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleEstudos de validação de uma bateria de testes de inteligência emocionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0044407095991109pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234468186786568pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxEmotional intelligence (EI), defined as the cognitive processing of affective information, is composed of four abilities: emotional perception; emotional facilitating of thinking; emotional understanding, and emotional regulation. These abilities have been shown to be important for aspects such as social competence, adaptation and academic performance, although few studies have been carried out in Brazil. In this sense, it is crucial the avalability of an instrument to evaluate these skills, validated for the Brazilian cultural context. Thus, the present study aims to search for validity evidence for the Emotional Intelligence Test Battery, based on the internal structure and the relationship with external variables (intelligence, school performance and aggressiveness among peers). The sample consisted of 194 participants, 117 of whom responded only to the subscales of the Emotional Intelligence Test Battery, and 77 students, from a public school of Recife’s Metropolitan Region, also answered the following instruments: a Social Demographic Questionnaire; a Mathematics Performance Test, a Cloze Test, a Peer Aggressive Inventory and an Abstract Reasoning Test. In order to reach the objectives, a Factorial Analysis was run and the Cronbach's Alpha and Pearson's correlation coefficients were calculated. As results we observed the existence of two factors related to experiential and strategic area of emotional intelligence, and more prominent correlations of emotional understanding with school performance variables and of emotional perception with aggressiveness among the pairs variables.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernanda Maria de Lira Correia.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons