Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31774

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Carla da-
dc.date.accessioned2019-08-12T22:03:14Z-
dc.date.available2019-08-12T22:03:14Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31774-
dc.descriptionRODRIGUES, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro também é conhecida em citações bibliográficas como: DE CHIARO, Sylviapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho focalizou no aprofundamento dos estudos a respeito da interface entre a ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas e a argumentação em sala de aula com foco no papel do professor (tutor) através de suas ações discursivas em nível argumentativo. Tomamos como referência para embasar este estudo, teóricos que sinalizam e reforçam a importância da introdução de práticas pedagógicas, essencialmente, argumentativas para a construção crítica e reflexiva do conhecimento científico. Além disso, abordamos determinadas ações discursivas (pragmática, argumentativa e epistêmica), bem como propósitos epistêmicos que criam condições para o surgimento de argumentação e promoção da aprendizagem. Por entendermos que a estrutura da ABP apresenta potencialidades que subsidiam a implementação da argumentação por permitir que se desenvolva um clima de interação entre os pares e entre aluno-professor podendo levar a criação/negociação de ideias (prós e contras) durante a resolução de problema se configurou como o cenário de intervenção. Esta pesquisa contou com uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo e a fonte de dados foi proveniente da resolução de um problema por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), nível de graduação (alunos participantes) e mestrado (tutores), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE). Através das análises dos dados foi possível compreender como a atuação do tutor em sala de aula, por meio de determinadas ações discursivas, pode auxiliar na emergência e manutenção da argumentação dentro de uma metodologiado tipo ABP bem como no desenvolvimento de habilidades e raciocínios próprios das ciências. Dessa forma concluímos que a metodologia ABP, embora apresente uma organização pautada em princípios dialógicos, não é suficiente para engendrar movimentos argumentativos por si só e, portanto, a preparação do tutor para conduzir essa metodologia, isto é, o seu conhecimento da prática argumentativa em sala aula faz muita diferença no que se refere a estimulação e manutenção do debate entre os alunos, principalmente, no desenvolvimento de indicadores de alfabetização cientifica para a promoção da aprendizagem , quando comparado com um tutor sem esse domínio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do discurso – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores – Formação – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleO impacto das ações discursivas em nível argumentativo no desempenho de tutores na resolução de problemas dentro da metodologia ABP-Aprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5910873674665119pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present work focused on the deepening of the studies about the interface between an ABP - Problem Based Learning and an argumentation in the classroom with a paperless focus of the teacher (tutor) through his discursive actions in level argument. We take as reference to support this study, theorists that signal and reinforce an important one of the introduction of pedagogical practices, essentially, argumentative for a critical and reflexive construction of the scientific knowledge. In addition, we discuss the discursive actions (pragmatic, argumentative and epistemic) as well as epistemic purposes that create conditions for the emergence of discussion and promotion of learning. Because we understand that the structure of the BPA presents potentialities that support an implementation of the argumentation by allowing a climate of interaction between the peers and between the student and teacher to be developed and can lead to the creation / negotiation of ideas (pros and cons) during problemsolving It was configured as the intervention scenario. This research had a qualitative and quantitative approach and data source to prove the solution of a problem of students of the Postgraduate Program in Education in Science and Mathematics (PPGECM), undergraduate level (participating students) and master's degree (tutors), make the Agreste Academic Center (CAA / UFPE). Through the updating of data and available, such as updating the tutor in the classroom, through measures of actions, maintains the maintenance and maintenance of the argumentation within a methodology of the ABP type as well as no development of skills and own reasoning of science. Thus, we conclude that the ABP methodology, although presenting an organization based on dialogic principles, is therefore not enough to generate arguments movements by itself, therefore, a preparation of the tutor to conduct this methodology, that is, his knowledge of the argumentative practice in classroom makesa lot of difference it is ot possible to evaluate an evaluation and maintenance of the debate among students, mainly, no development of scientific literacy for a promotion of learning, when compared to a tutor without mastery of the domain.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Carla da Silva.pdf719,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons