Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31778
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, André Menezes Marques das | - |
dc.contributor.author | TEIXEIRA, Carla Patrícia Pacheco | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T22:35:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T22:35:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31778 | - |
dc.description.abstract | O contexto da convergência midiática tem provocado o surgimento de produtos diversos, ligados à web e dispositivos móveis. Esta pesquisa tem como objetivo observar o percurso de uma notícia ao se transformar em newsgame, na perspectiva de ser um tipo de narrativa transmídia que pode motivar o público a consumir informações. Procurou-se observar o que, na notícia, se transformou em narrativa, mecânica, estética ou tecnologia no artefato produzido. A proposta foi oferecer um painel para que comunicadores, jornalistas e designers, possam identificar quais aspectos da notícia podem resultar em um newsgame interessante, atrativo e com boa jogabilidade. No desenvolvimento da pesquisa, foi necessário levantar os diversos modelos de análise existentes e já utilizados para newsgames. A partir daí, sugerimos um modelo de análise com duas etapas: a primeira, com a tétrade de Shell; a segunda, identificando os newsgames analisados como de três tipos: narrativas com elementos de jogos, brinquedos ou jogos. Foram analisados 16 newsgames, publicados em 11 países, no período entre 2001 e 2014. Entre os resultados, a observação de que usar unicamente a notícia como narrativa raramente produz um jogo com o nível de desafio e balanceamento adequados a uma proposta de newsgame, bem como a utilização da estética abrindo caminho para a imersão no ambiente do jogo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Newsgames | pt_BR |
dc.subject | Convergência | pt_BR |
dc.subject | Game Design | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Narrativas interativas | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.title | Da notícia ao jogo: narrativa, mecânica, estética e tecnologia em newsgames | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9469286043216369 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5194437042919213 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The context of media convergence has led to the emergence of diverse products, linked to the web and mobile devices. This research aims to observe the course of a news when it becomes newsgame, in the perspective of being a type of transmedia narrative that can motivate the public to consume information. We sought to observe what, in the news, became narrative, mechanics, aesthetics or technology in the artifact produced. The proposal was to offer a guide for journalists and designers, whose elements allow identifying what aspects of the news can result in an interesting newsgame, attractive and with good gameplay. In the development of the research, it was necessary to raise the various models of analysis of existing newsgames, presented in the chapter on the state of the art. From there, we propose a model of analysis with two steps: the first, with the tetrad of Shell; The second, identifying the analyzed newsgames as interactivenarratives, toys or games. We analyzed 16 newsgames, published in 11 countries, between 2001 and 2014. Among the results, the observation that the narrative rarely produces a game with the level of challenge and balancing appropriate to a newsgame proposal, as well as the Use of aesthetics creating the HUDS and paving the way for immersion in the game environment. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Carla Patrícia Pacheco Teixeira.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons