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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31837

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Título: Caderneta de saúde da criança no contexto da atenção básica: desenvolvimento e avaliação de software educativo
Autor(es): BARBOSA, Camila Padilha
Palavras-chave: Saúde da criança; Educação permanente; Validação de software; Atenção básica
Data do documento: 8-Jun-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) foi proposta com a finalidade de ser o instrumento principal de vigilância da saúde infantil. No entanto, vem sido evidenciada uma subutilização da CSC no acompanhamento da criança na atenção básica, justificada por fatores como despreparo para lidar com o instrumento e falta de sensibilização para a importância do mesmo. Neste sentido, apresenta-se a necessidade de identificar lacunas e necessidade de atualização profissional para a proposição de estratégias de educação permanente para a CSC. A fim de potencializar e qualificar as práticas de formação, o Ministério da Saúde brasileiro instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que baseia-se na aprendizagem significativa para transformar as práticas profissionais e prevê o uso de tecnologias da informação aplicadas à educação. Assim, este estudo teve o objetivo de desenvolver e avaliar um software educativo sobre a CSC voltado à educação permanente de profissionais puericultores da atenção básica. Trata-se de um estudo de produção tecnológica com o desenvolvimento de software educativo e abordagem quali-quanti. O percurso metodológico foi dividido em três etapas: i) Identificar necessidades de profissionais da atenção básica para educação permanente sobre a CSC, estudo exploratório de abordagem qualitativa. Dezessete médicos e enfermeiros da atenção básica do Recife responderam a uma entrevista semiestruturada. Para análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin com auxílio do software Atlas ti. ii) Desenvolver um software educativo sobre a CSC para educação permanente de puericultores no contexto da atenção básica com base nos pressupostos pedagógicos da aprendizagem significativa, com subsídios das informações coletadas na etapa de diagnóstico. iii) Avaliar o software educativo CSC no contexto da atenção básica sob a visão de especialistas em saúde da criança. Nesta etapa, quatro enfermeiros e quatro médicos realizaram avaliação pedagógica do software educativo. Para tal, foi utilizado um questionário adaptado de Behar (1993), com conceitos dispostos em uma escala do tipo Likert. Os dados foram analisados através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e a Porcentagem de Concordância entre os especialistas com ponto de corte de 80% e 90%, respectivamente. Na etapa de diagnóstico a CSC foi percebida pelos profissionais como o instrumento norteador da assistência à saúde da criança. O corpus produzido foi organizado em cinco categorias temáticas para a educação permanente: acompanhamento de crianças com Síndrome de Down; direitos da criança; orientação sobre saúde bucal, ocular, auditiva entre outros. O software educativo Caderneta de Saúde da Criança no Contexto da Atenção Básica foi avaliado pelos especialistas com IVC Geral de 95% e a Porcentagem Geral de Concordância igual a 92,6%. Concluiu-se que as necessidades conceituais e do processo de trabalho para utilização da CSC por profissionais da atenção básica como justificativas de sua subutilização, indicaram a necessidade de educação permanente para enfermeiros e médicos puericultores da atenção básica. Com esta proposta, o software educativo desenvolvido foi considerado pelos especialistas como adequado para educação permanente por ter atingido a sua meta como instrumento de ensino-aprendizagem. Sugere-se que futuramente seja realizada a avaliação de sua eficácia com profissionais da atenção básica, concluindo o ciclo de proposição deste software como estratégia para formação e desenvolvimento profissional na promoção à saúde da criança.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31837
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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