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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Denis Silva da-
dc.contributor.authorLOPES, Charlie Silva-
dc.date.accessioned2019-08-16T18:03:38Z-
dc.date.available2019-08-16T18:03:38Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31885-
dc.description.abstractQualidade da informação (QI) é um recurso essencial para execução de atividades em processos de negócio. O conceito de qualidade tem característica multidimensional. Especificamente em relação à informação, a qualidade pode ser definida como um conjunto de dimensões que satisfazem às expectativas e características essenciais de um produto, serviço ou processo. Como recurso, a informação precisa ter qualidade, fato que exige mecanismos de coordenação para seu gerenciamento. O que se observa é que apesar de gestores e projetistas reconhecerem o impacto que as informações exercem sobre os negócios, não há preocupação em modelar a coordenação necessária para promover a QI em modelos de processos de negócio. Em decorrência disso, criam-se modelos com baixa qualidade que, em caso extremo, podem levar uma organização ao fracasso. A proposta desta pesquisa, pautada no paradigma do Design Science, consistiu na criação de mecanismos de coordenação, ou seja, fragmentos de modelos de processos de negócio reutilizáveis, desenhados em BPMN, que contemplem dimensões de QI, a saber: disponibilidade, completude, acurácia e consistência. A solução proposta foi validada por um grupo de 37 especialistas em processos de negócio por meio de um questionário baseado no modelo de aceitação de tecnologia (TAM). Como resultado da avaliação dos fragmentos, 84,6% dos especialistas favoráveis à necessidade de se promover QI na fase de modelagem de processos concordam parcial ou totalmente que o uso dos fragmentos é factível.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipERASMUSpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelagem de processos de negóciopt_BR
dc.subjectTeoria da coordenaçãopt_BR
dc.subjectQualidade da informaçãopt_BR
dc.titleCoordenação em modelos de processos de negócio: fragmentos em BPMN para promover a qualidade da informaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAUJO JUNIOR, João Baptista da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3619347572229990pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3799501798859187pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxQuality of information (IQ) is an essential resource for carrying out activities in business processes. The concept of quality has multidimensional characteristics. Regarding information, specifically, quality can be defined as a set of dimensions that meet the expectations and essential attributes of a product, service or process. As a resource, information must have quality, a fact that requires coordination mechanisms for its management. What is observed is that although managers and designers recognize the impact that information has on business, there is no concern about modeling the coordination necessary to promote IQ in business process models. As a result, low-quality models are created, which in extreme cases can lead to failure. The proposal of this research, based on the paradigm of Design Science, consisted in the creation of coordination mechanisms, that is, fragments of reusable business process models designed in BPMN which contemplate IQ dimensions, namely availability, completeness, accuracy, and consistency. The proposed solution was validated by a group of 37 business process specialists through a questionnaire based on the technology acceptance model (TAM). As a result of the evaluation of the fragments, 84.6% of the experts favoring the need to promote IQ in the process modeling phase agree partially or entirely that the use of the fragments is feasible.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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