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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31893
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Ana Maria de Araújo | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Liliane Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T19:55:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T19:55:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31893 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo principal investigar como ocorre a abordagem do texto nos materiais didáticos utilizados em duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e na prática de seus respectivos professores, procurando fomentar, nesses profissionais, um olhar transdisciplinar a partir da teoria dos gêneros textuais. A escolha por essas turmas se deu, uma vez que, nessa fase, a maioria dos estudantes já domina o sistema de escrita alfabético e tem contato com atividades de leitura e escrita de maneira mais sistematizada. Refletir sobre o uso dos textos na escola é relevante, uma vez que a teoria dos gêneros textuais tem permeado a construção de muitos documentos que orientam a prática dos professores, como os PCN, por exemplo. Além disso, estimular a reflexão sobre os gêneros textuais com pedagogos é necessário, pois essas questões são trabalhadas, com mais profundidade, nos cursos de Letras e os professores polivalentes, em sua ampla maioria, são tiveram o aprofundamento dessas questões linguísticas durante a graduação. Mesmo sem essa formação específica, esses profissionais lecionam Língua Portuguesa, além de disciplinas como Geografia e História, nas quais o uso do texto é recorrente. Acreditamos que é possível, por meio dos gêneros textuais, estimular a criticidade dos estudantes, uma vez que a transdisciplinaridade busca o elo entre as disciplinas, os múltiplos olhares diante do mesmo objeto de conhecimento. Nessa perspectiva, é preciso que a escola passe a considerar os gêneros textuais como ferramentas para a formação dos estudantes, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, com um olhar transdisciplinar; uma vez que todas as disciplinas possuem gêneros específicos: mapas, gráficos, texto de divulgação científica, ou o próprio texto didático em si. Buscar alternativas para aprimorar a prática docente é um dos objetivos deste trabalho. À luz das ideias de autores como Bakhtin (1875-1975), Marcuschi (2008), Reiff & Bawarshi (2013), Nicolescu (1999), entre outros, almeja-se, aqui, fazer com que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental reflitam sobre a importância do uso do texto como objeto principal de ensino na Educação Básica, objetivando a construção de um olhar transdisciplinar para as práticas de leitura e escrita, em diferentes áreas de conhecimento. A observação e a aplicação do projeto aconteceram no período de agosto a dezembro de 2017 e percebemos que os professores passaram a aplicar, em seus planejamentos, muitos dos conceitos e atitudes trabalhadas por nós neste período. Isso mostra como a formação continuada pode estimular os docentes para continuarem buscando uma melhoria em sua prática diária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Os gêneros textuais na escola: um olhar transdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2845978122287496 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9706476458043027 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to investigate how the didactic materials used in two classes of the 5th year of an elementary school and their respective teachers work with texts, in order to provide for these professionals a transdisciplinary view based on Genre Theory. These classes were chosen because, at this stage, most students have already mastered the alphabetic writing system and have been in contact with reading and writing activities in a more systematized way. Thinking over the use of texts in school is important because the Genre Theory has influences on the development of many documents that guide the practice of teachers, such as PCN. In addition, stimulating the thinking over textual genres with teachers with bachelor degree of education is necessary because these questions are more deeply discussed in the bachelor degree of language and linguistics. Even without this appropriate training, these professionals teach not only Portuguese Language, but also other subjects as Geography and History, in which texts are used a lot. We believe that it is possible, through the textual genre, to stimulate the critical thinking of students, because transdisciplinarity seeks the link between subjects, the multiple views of the same object of knowledge. From this perspective, it is necessary that the schools consider the textual genres as tools for the development of students since the earliest years of Elementary School, with a transdisciplinary view, because all school subjects have specific genres: maps, graphs, texts for scientific divulgation, or didactic texts. Finding alternatives to improve teaching practice is also an objective of this research. Based on the ideas from authors such as Bakhtin (1875-1975), Marcuschi (2008), Reiff & Bawarshi (2013), Nicolescu (1999), among others, it is aimed to make teachers think over the importance of using texts as the main object of their teaching practice in Elementary School, in order to develop a transdisciplinary view of reading and writing practices in different areas of knowledge. The observation and application of the project took place from August to December 2017 and we realized that teachers started to apply in their planning many of the concepts and attitudes worked by us in this period. This shows how continuing education can stimulate teachers to continue to seek improvement in their daily practice. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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