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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31900

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Título: Habilidades cognitivas de adolescentes em projeto social de música em Recife
Autor(es): NIGRO FILHO, Antonio Carlos Rabêlo
Palavras-chave: Pobreza; Música; Cognição; Memória; Habilidades sociais
Data do documento: 17-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As estruturas do sistema nervoso relacionadas à cognição podem ser estimuladas pela música, especificamente pelo treino musical, auxiliando as funções de memória e aspectos emocionais de adolescentes desfavorecidos economicamente. Assim, investigou-se o efeito do contexto do treinamento musical sobre os raciocínios: verbal, abstrato, mecânico, espacial e numérico; a memória visual e a competência emocional em adolescentes de baixa renda familiar. Foram avaliados 48 adolescentes, entre 11 e 18 anos, que foram alocados em grupos de acordo com o treinamento musical do projeto social de música Orquestra Criança Cidadã-Recife (grupos: calouro e veterano) ou sem o treino (controle calouro e controle veterano), agrupados por escolaridade. Para avaliar esses parâmetros utilizamos os seguintes instrumentos: Bateria de Provas de Raciocínio; Teste de Figuras Geométricas Complexas de Rey; Questionário de Competência Emocional e entrevista, por meio do Questionário Sociodemográfico Semiestruturado. Os resultados mostram um ganho em todas as dimensões cognitivas estudadas no grupo veterano. Para o grupo calouro, observou-se uma maior frequência na análise qualitativa de tipo de cópia e memória. Na competência emocional não houve diferenças significantes entre os grupos. Portanto, esses dados sugerem que o contexto do treino musical tem um efeito dependente do tempo sobre o raciocínio, percepção e memória visual dos adolescentes com vulnerabilidade social. Contudo, observou-se que a sensibilização ainda acontece no período de três anos e o fenômeno da habituação apresentou-se no grupo veterano. Entretanto, não há influência sobre os aspectos avaliados na competência emocional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31900
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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