Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31905
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Luciane Soares de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Emilly Anne Cardoso Moreno de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T22:27:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T22:27:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31905 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem é um fenômeno social que envolve pessoas e trocas simbólicas; seu processo é anterior ao de escolarização. No entanto, os problemas de aprendizagem vêm sendo reduzidos a problemas biológicos e individuais do aluno que não aprende, associando o não aprender a fatores orgânicos, com terapêuticas medicamentosas que simplificam as determinações dos sofrimentos ocorridos no processo de ensino-aprendizagem e escondem determinantes sociais, políticos e pedagógicos, sem considerar o contexto ou as complexas manifestações singulares de cada escolar. Assim, a construção de um espaço com possibilidades para implementação de um modelo de ação que considere todas as áreas de influência no desenvolvimento infantil faz-se necessário. A compreensão ampla desperta a responsabilidade de promover a saúde da criança no ambiente escolar, pois os educadores e profissionais de saúde podem ser tanto fonte de conforto, como de conflito, dependendo da condução que dão diante das crianças e famílias. Dessa forma, o estudo teve como objetivo geral analisar o processo de construção coletiva por meio da pesquisa-ação para promoção da saúde mental no ambiente escolar, em relação à dificuldade de aprendizagem e/ou ao fracasso escolar. Foi realizado um estudo qualitativo na modalidade da pesquisa-ação, utilizando-se as 4 etapas propostas por Hugues Dione, sendo a ação desenvolvida por meio do grupo operativo (5 encontros). Considerando a profundidade da temática, foi utilizada mais de uma forma de coleta de dados (entrevista inicial, observação, notas de campo, grupo operativo e grupo focal), pois por apresentarem características específicas, possibilitaram a apreensão de dados produzidos individualmente e coletivamente e que foram avaliados para entender com propriedade a problemática na realidade de uma escola. Os dados foram analisados a partir das camadas de análises encontradas (Temas Gerais e Temas Específicos), utilizando-se a metodologia de Creswell, e foi utilizado o programa Atlas.ti for Windows para a organização dos dados que foram discutidos à luz da Teoria Unificada proposta por Arnold Sameroff. Na identificação da situação (1ª fase da pesquisa-ação), foram gerados os Temas Gerais – Fracasso Escolar, Medicalização na Educação e Rede de Apoio, que foram discutidos por meio dos Temas Específicos; a projetação de soluções e aplicação de soluções (2ª e 3ª etapas da pesquisa-ação respectivamente) ocorreram por meio do grupo operativo e estão apresentadas em quadros e diagramas, sendo as soluções projetadas pelo grupo: Entender a função de cada ator dentro do PSE e o fluxo dentro da rede de saúde; Possibilitar o conhecimento do grupo sobre os itens da avaliação preenchidos pela escola; Estabelecer um fluxo para as crianças identificadas com dificuldades para ler e escrever; Promover estratégias para aproximação da família no ambiente escolar e a responsabilização dos pais com as crianças; Criar ambientes lúdicos dentro da escola; Criar um ambiente promotor da leitura dentro da escola. A avaliação do procedimento (4ª e última etapa da pesquisa-ação) ocorreu logo após cada grupo operativo realizado e 1 ano após o encontro do último grupo, o que foi realizado por meio do grupo focal e avaliado segundo as camadas de análise proposta por Creswell, com o surgimento dos Temas Gerais: Potencialidades e Fragilidades. A mudança por meio do trabalho em grupo foi fundamental para possibilitar desenvolver as soluções projetadas, assim como identificar potencialidades e fragilidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Saúde na escola | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem ou fracasso escolar: pesquisa-ação e promoção da saúde mental no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MONTEIRO, Ana Márcia Luna | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6113938586685357 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9412071335524619 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente | pt_BR |
dc.description.abstractx | Learning is a social phenomenon involving people and symbolic exchanges, its process is earlier than schooling. However, learning problems have been reduced to the individual's biological and individual problems, not associating learning with organic factors, with drug therapies that simplify the determinations of the suffering that occur in the teaching-learning process and conceals social determinants, political and pedagogical, without considering the context or the complex singular manifestations of each student. Thus, the construction of a space with possibilities for implementing a model of action that considers all areas of influence in child development is necessary. Comprehensive understanding raises the responsibility of promoting children's health in the school environment, as educators and health professionals can be both a source of comfort and conflict, depending on how they conduct themselves in front of children and families. Thus, the study aimed to analyze the collective construction process through action research to promote mental health in the school environment, in relation to learning difficulties and / or school failure. A qualitative study was carried out in the action research modality, using the 4 steps proposed by Hugues Dione, and the action was developed through the operational group (5 meetings). Considering the depth of the thematic, more than one form of data collection (initial interview, observation, field notes, operating group and focus group) was used, because they presented specific characteristics, enabled the gathering of individually and collectively produced data that were evaluated to properly understand the problem in the reality of a school. The data were analyzed from the layers of analysis found (General Topics and Specific Subjects), using the methodology of Creswell, and was used the program Atlas.ti for Windows for the organization of the data that were discussed in the light of the Unified Theory proposed by Arnold Sameroff. In the identification of the situation (1st stage of action research) the General Issues - School Failure, Medicalization in Education and Support Network were generated, which were discussed through the Specific Topics; the solutions projection and application of solutions (2nd and 3rd steps of action research respectively) occurred through the operating group and are presented in tables and diagrams, the solutions being projected by the group: Understanding the role of each actor within the PSE and the flow within the health network; Enable the group's knowledge about the assessment items filled out by the school; Establish a flow for children identified as having difficulty reading and writing; To promote strategies for the approximation of the family in the school environment and the responsibility of the parents with the children; Create playful environments within the school; Create an environment conducive to reading within the school. The evaluation of the procedure (4th and last step of the action research) occurred shortly after each operative group and 1 year after the last group meeting, which was performed through the focal group and evaluated according to the analysis layers proposed by Creswell , with the emergence of the General Themes: Potentialities and Fragilities. The change through group work was fundamental to enable the development of the projected solutions, as well as to identify potentialities and fragilities | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Emilly Anne Cardoso Moreno de Lima.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons