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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUTRA, José Carlos Charamba-
dc.contributor.authorREIS, Arthur Felipe Rolim dos-
dc.date.accessioned2019-08-20T21:23:27Z-
dc.date.available2019-08-20T21:23:27Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31956-
dc.description.abstractO consumo específico de combustível é uma propriedade que representa a eficiência do uso do combustível e está relacionada à eficiência global de um motor de combustão interna. Neste trabalho foram avaliadas estratégias de variação dos eventos das válvulas de admissão e escape para obtenção de melhorias no consumo específico de combustível de um motor à gasolina. Diante dos bons resultados alcançados em trabalhos anteriores, um estudo de otimização foi realizado para a consecução de curvas de elevação que promovam um consumo de combustível mínimo para condições de operação em cargas parciais, as quais são representativas da condução de um veículo em ciclo urbano. Um modelo unidimensional do motor Etorq Evo 1.6L turbo desenvolvido no GT-Power por Gervasio (2017) foi tomado como base e convertido para um motor aspirado. O método de otimização de Brent, disponível no otimizador padrão do software e destinado a otimizações com apenas uma variável independente, foi utilizado em conjunto com o método de pesquisa Univariate, possibilitando a incorporação de mais de uma variável no processo de otimização. Após a otimização, os fenômenos que levaram à redução do consumo específico de combustível e as implicações sobre parâmetros importantes, como torque, eficiência volumétrica, e emissões de poluentes, foram analisados. Os resultados obtidos exibiram uma diminuição máxima do consumo específico de combustível de 22,5% para o caso com menor pressão média efetiva e rotação, 2 bar e 1500 rpm.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMotor à gasolinapt_BR
dc.subjectVariação dos eventos de válvulaspt_BR
dc.subjectOtimização do consumo específico de combustível em cargas parciaispt_BR
dc.subjectMétodos de Brent e Univariatept_BR
dc.titleEstudo da variação dos eventos das válvulas no motor Etorq Evo 1.6pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAUJO, Marcus Costa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0599266882638680pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7428090726221583pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxBrake Specific Fuel Consumption (BSFC) is a property that represents the fuel efficiency and it is related to the overall efficiency of an internal combustion engine. In this work, strategies of variation of the events of the intake and exhaust valves were evaluated to obtain improvements in the BSFC of a gasoline engine. Considering the good results obtained in previous studies, an optimization study was carried out to obtain lift curves that promote a minimum fuel consumption for conditions of operation in partial loads, which are representative of the driving of a vehicle in an urban cycle. A one-dimensional model of the Etorq Evo 1.6L turbo engine that was developed in GT-Power by Gervasio (2017) was taken as a basis and converted to an aspirated engine. The Brent optimization method, that is available in standard optimizer of the software and intended for optimizations with only one independent variable, was used in conjunction with the Univariate search method, allowing the incorporation of more than one variable in the optimization process. After that, the phenomena that led to the reduction of Brake Specific Fuel Consumption and the implications on important parameters such as torque, volumetric efficiency and pollutant emissions were analyzed. The results obtained showed a maximum reduction of the BSFC of 22,5% for the case with lower Brake Mean Effective Pressure and speed, 2 bar and 1500 RPM.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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