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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31994
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Weverton Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:31:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:31:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, W. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31994 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem do conteúdo sobre bactérias mediante as perspectivas da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional. As bactérias são microorganismos com grande potencialidade para o ambiente em geral, mas por vezes, é reduzida as discussões apenas no que tange as doenças de caráter humano e muitas vezes reforçada em livros didáticos de ciências e biologia. O MRE possui uma porposta de pesquisa que contempla três etapas, mas considerando o nosso traballho, buscamos aportes apenas na primeira etapa, a Análise da Estrutura do Conteúdo (AES), a qual enfoca a Estrutura do Conteúdo e a Análise do Significado Educacional (ASE). Para a EC consideramos o conteúdo sobre as bactérias no livro didático trabalhado na disciplina de Biologia de um escola publica em Chã de Alegria, Pernambuco. Ainda considerando o conteúdo, temos a análise imagética pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), observando possíveis desvios de coerência, sinalização e espacialidade entre texto e imagem. Para a ASE foi utilizadas as argutivas de Klafki considerando apenas as três primeiras relacionadas apenas ao conteúdo da prática docente e que foi aplicado a professora que lecionava a disciplina de biologia. Também, considerando esse momento, foi percebido a necessidade de observamos as concepções dos estudantes sobre o conteúdo de bactérias, visto que o seu conhecimento seria importante para um melhor vislumbramento da pesquisa. O trabalho mostrou que alguns conceitos básicos relacionados ao estudo das bactérias são obstáculos no aprendizado dos alunos, devido principalmente a sua abstração e por ser difícil de contextualizar com o cotidiano. Ainda, ficou visível o equívoco dos alunos ao representarem o desenho da célula bacteriana, assim o conteúdo sobre bactérias precisa de um melhor desenvolvimento em seu contexto histórico e conceitual, visando minimizar equívocos e potencializar a aprendizagem dos estudantes. Por fim, pode-se afirmar que o MRE se mostrou como um uma boa ferramenta para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Bactérias | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A abordagem sobre o conteúdo de bactérias a partir das perspectivas do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of the research was to analyze the approach of the content on bacteria through the perspectives of the first stage of the Model of Educational Reconstruction. Bacteria are microorganisms with great potential for the environment in general, but sometimes discussions are reduced only in what touches the diseases of human character and often reinforced in didactic books of science and biology. The MRE has a research goal that includes three stages, but considering our work, we seek contributions only in the first stage, the Content Structure Analysis (AES), which focuses on Content Structure and Analysis of Educational Meaning (ASE ). For the EC we consider the content on bacteria in the didactic book worked in the discipline of Biology of a public school in Chã de Alegria, Pernambuco. Still considering the content, we have the imaging analysis by the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM), observing possible deviations of coherence, signaling and spatiality between text and image. For the ASE, Klafki's arguments were used, considering only the first three related only to the content of the teaching practice and that was applied to the teacher who taught the biology discipline. Also, considering this moment, it was perceived the need to observe the students' conceptions about the content of bacteria, since their knowledge would be important for a better glimpse of the research. The work showed that some basic concepts related to the study of bacteria are obstacles in students' learning, mainly due to their abstraction and because it is difficult to contextualize with everyday life. Still, the students 'misunderstanding was apparent when representing the design of the bacterial cell, so the content on bacteria needs a better development in its historical and conceptual context, in order to minimize misunderstandings and enhance students' learning. Finally, it can be stated that MRE has proved to be a good tool for the development of teaching-learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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OLIVEIRA, WEVERTON SOUZA DE.pdf | 561,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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