Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31994

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Weverton Souza de-
dc.date.accessioned2019-08-26T18:31:44Z-
dc.date.available2019-08-26T18:31:44Z-
dc.date.issued2019-05-28-
dc.date.submitted2019-08-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, W. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31994-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem do conteúdo sobre bactérias mediante as perspectivas da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional. As bactérias são microorganismos com grande potencialidade para o ambiente em geral, mas por vezes, é reduzida as discussões apenas no que tange as doenças de caráter humano e muitas vezes reforçada em livros didáticos de ciências e biologia. O MRE possui uma porposta de pesquisa que contempla três etapas, mas considerando o nosso traballho, buscamos aportes apenas na primeira etapa, a Análise da Estrutura do Conteúdo (AES), a qual enfoca a Estrutura do Conteúdo e a Análise do Significado Educacional (ASE). Para a EC consideramos o conteúdo sobre as bactérias no livro didático trabalhado na disciplina de Biologia de um escola publica em Chã de Alegria, Pernambuco. Ainda considerando o conteúdo, temos a análise imagética pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), observando possíveis desvios de coerência, sinalização e espacialidade entre texto e imagem. Para a ASE foi utilizadas as argutivas de Klafki considerando apenas as três primeiras relacionadas apenas ao conteúdo da prática docente e que foi aplicado a professora que lecionava a disciplina de biologia. Também, considerando esse momento, foi percebido a necessidade de observamos as concepções dos estudantes sobre o conteúdo de bactérias, visto que o seu conhecimento seria importante para um melhor vislumbramento da pesquisa. O trabalho mostrou que alguns conceitos básicos relacionados ao estudo das bactérias são obstáculos no aprendizado dos alunos, devido principalmente a sua abstração e por ser difícil de contextualizar com o cotidiano. Ainda, ficou visível o equívoco dos alunos ao representarem o desenho da célula bacteriana, assim o conteúdo sobre bactérias precisa de um melhor desenvolvimento em seu contexto histórico e conceitual, visando minimizar equívocos e potencializar a aprendizagem dos estudantes. Por fim, pode-se afirmar que o MRE se mostrou como um uma boa ferramenta para o desenvolvimento do ensino-aprendizagempt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectBactériaspt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA abordagem sobre o conteúdo de bactérias a partir das perspectivas do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the research was to analyze the approach of the content on bacteria through the perspectives of the first stage of the Model of Educational Reconstruction. Bacteria are microorganisms with great potential for the environment in general, but sometimes discussions are reduced only in what touches the diseases of human character and often reinforced in didactic books of science and biology. The MRE has a research goal that includes three stages, but considering our work, we seek contributions only in the first stage, the Content Structure Analysis (AES), which focuses on Content Structure and Analysis of Educational Meaning (ASE ). For the EC we consider the content on bacteria in the didactic book worked in the discipline of Biology of a public school in Chã de Alegria, Pernambuco. Still considering the content, we have the imaging analysis by the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM), observing possible deviations of coherence, signaling and spatiality between text and image. For the ASE, Klafki's arguments were used, considering only the first three related only to the content of the teaching practice and that was applied to the teacher who taught the biology discipline. Also, considering this moment, it was perceived the need to observe the students' conceptions about the content of bacteria, since their knowledge would be important for a better glimpse of the research. The work showed that some basic concepts related to the study of bacteria are obstacles in students' learning, mainly due to their abstraction and because it is difficult to contextualize with everyday life. Still, the students 'misunderstanding was apparent when representing the design of the bacterial cell, so the content on bacteria needs a better development in its historical and conceptual context, in order to minimize misunderstandings and enhance students' learning. Finally, it can be stated that MRE has proved to be a good tool for the development of teaching-learningpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, WEVERTON SOUZA DE.pdf561,45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons