Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32005

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMODENESI, Thiago Vasconcellos-
dc.contributor.authorLUSTOSA, Geyza Leyde Camello-
dc.date.accessioned2019-08-27T20:33:21Z-
dc.date.available2019-08-27T20:33:21Z-
dc.date.issued2018-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32005-
dc.description.abstractA globalização nas últimas décadas proporcionou vários desafios nas áreas de educação, política, economia, em aspectos socioculturais, dentre outros. Diante disto, o Brasil cada vez mais está conquistando os mercados internacionais e vencendo os obstáculos da internacionalização, gerando parcerias governamentais e privadas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e avanço na ciência. O investimento em educação e tecnologia é imprescindível nesse processo para formação dos principais transformadores e pensadores da sociedade e para que essas pessoas possam vivenciar uma experiência internacional, interagir com outras culturas e apreender novas tecnologias, o país propicia oportunidades de mobilidade acadêmica. Neste ponto, o objeto do nosso estudo foi a Política Pública do Programa Ciência sem Fronteira, no período de vigência de 2010 a 2015, que teve como objetivo gerar oportunidades de mobilidade internacional para fomentar as pesquisas e melhorar a educação com a troca de experiência cultural, pessoal e científica. Desta forma, nosso objetivo geral foi analisar a relevância do programa de mobilidade internacional Ciência sem Fronteiras na formação dos estudantes de graduação da UFRPE, considerando os contextos socioculturais e educacionais envolvidos. Diante do exposto, realizamos uma pesquisa descritiva e exploratória com o intuito de analisar os reflexos da aprendizagem na formação dos estudantes da UFRPE. O trabalho foi embasado em conceitos educacionais e socioculturais com o aporte dos teóricos: Romanelli (2007), Saviani (2011), Libâneo (2005), Giddens (2012) e Hall (2015), estes constituem nosso lugar de reflexão. A partir dos dados coletados podemos analisar que os estudantes após a mobilidade acadêmica tiveram experiências educacionais que alavancaram sua educação continuada, vivenciaram a prática profissional na sua área, além de destacar a fluência no idioma, aumentando sua expertise para o mercado de trabalho. Outros benefícios foram identificados como amadurecimento pessoal e desenvolvimento em relacionamentos socioculturais, pois com esta experiência se incentivou os estudantes a irem em busca dos seus objetivos e vencer os desafios. Por outro lado, a Universidade teve seu papel importante de acompanhamento e orientação, porém necessitando cada vez mais melhorar seu apoio após a mobilidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da política pública do Programa Ciência sem Fronteiras na formação dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010-2015)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3782195582117630pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4178512160955697pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxGlobalization in the last decades provided several challenges to the areas of education, politics, economics, to sociocultural aspects, among others. In light of this, Brazil is increasingly conquering the international market, overcoming the internationalization barriers, establishing governmental and private partnerships, aiming at the developing and advancing of its science. Investment in education and technology is indispensable in the process of nurturing thinkers and transformers of society so that these people can live an international experience, interact with different cultures and learn new technologies, through the academic mobility opportunities created by the country. For this reason, the object of this study was the Public Policy of the Science without Borders Program, during the years of 2010 to 2015, which had the objective to generate opportunities of international mobility in order to foster research and improve education through cultural, personal and scientific exchange. This way, our main goal was to analyze Science without Borders relevance in the education for the undergraduate students of UFRPE, considering the sociocultural and educational contexts involved. In view of this, we’ve carried out a descriptive and exploratory research aiming at analyzing the reflexes of learning at the UFRPE students’ formation. This work was based in educational and sociocultural concepts with the theoretical support of: Romanelli (2007), Saviani (2011), Libâneo (2005), Giddens (2012) and Hall (2015), which are the basis of our place of reflection. From the data collected we can conclude that, after the academic mobility, students had educational experiences that boosted their continued education, practiced their area of professional expertise, besides enhancing their second language skills, increasing their potential for the job market. Other benefits were identified, such as personal growth and development in sociocultural relationships, since through this experience the students were encouraged to pursue their objectives and overcome their challenges. On the other hand, the University, though having an important role at monitoring and guiding these students, lacked much improvement to better support the post-mobility period.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Geyza Leyde Camello Lustosa.pdf2,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons