Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32007

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Weinstein-
dc.contributor.authorFERRAZ, Leidson Malan Monteiro de Castro-
dc.date.accessioned2019-08-27T20:49:40Z-
dc.date.available2019-08-27T20:49:40Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32007-
dc.description.abstractPartindo especialmente dos vestígios históricos publicados nos jornais, esta pesquisa pretende situar o teatro no Recife dos anos 1930 em sua lógica de produção cultural e salientar o que existia na dinâmica do movimento cênico da época, principalmente na relação com a imprensa, o poder instituído e os espectadores, período ainda pouco estudado e valorizado. Queremos, assim, abrir possibilidades e minimizar este descaso com a produção teatral recifense, mapeando peças e ações realizadas, além de detalharmos as características do fazer teatral de momento anterior à chamada modernidade do nosso palco, quando o encenador veio dar unidade estética aos espetáculos. Aproveitando as ideias de campo e capital simbólico presentes na obra do sociólogo Pierre Bourdieu, que permitem uma melhor compreensão do mundo social, dos diversos espaços que o compõem, suas hierarquias e lutas internas, discorrer sobre permanências e alterações, mas, principalmente, a legitimidade daquela cena, tendo como maior referência os escritos dos críticos/cronistas, além do conceito propagado por vários historiadores do teatro brasileiro. O objetivo é lançar outros significados àquelas trajetórias, mas, especialmente, ir além do discurso que ocupa posição dominante no campo historiográfico nacional, sempre a abordar o “modo antigo” de se fazer teatro em suas tão depreciadas contradições.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTeatro – Anos 1930pt_BR
dc.subjectCompanhias de teatropt_BR
dc.subjectTeatro – Pernambuco (PE)pt_BR
dc.titleO teatro no Recife da década de 1930: outros significados à sua históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9551458577671031pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9299027485408607pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxLeaving from the specific historical traces published in newspapers, this research aims to locate the theatre in published in newspapers, this research aims to locate the theatre in Recife form the 1930s in its logical cultural production and to emphasize what existed in the dynamics of the scenic movement from that time, especially in its relations with the press, the instituted power and the spectators, a time yet not very studied nor valued. We want, this way, open possibilities and minimize this neglect with the theatrical production in Recife, mapping plays and actions that were presented then, in addition of detailing the characteristics of the theatrical making prior to the so called modernity of our stage, when the director came to provide esthetical unity to the shows. Using the field ideas and symbolic capital present in the work of the sociologist Pierre Bourdieu, that allow a better understanding of the social world, of the various spaces that compose it, its hierarchy and internal struggle, to talk about permanence and alterations but, mainly, the legitimacy of that scene, having as major reference the writing of the critics/chroniclers, apart from the concept propagated by various historians of the Brazilian theatre. The aim is to bring other meanings to those trajectories but, especially, go beyond the speech that occupies a dominant position in the national historiographic field, always focusing on the “old way” of making theatre in its so depreciated contradictions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leidson Malan Monteiro de Castro Ferraz.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons