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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32016
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Título : | Mobilidade discente na elaboração de planos de aula em espanhol no estágio supervisionado colaborativo |
Autor : | NASCIMENTO, Tânia Maria Diôgo do |
Palabras clave : | Mobilidade discente; Reflexão crítico-colaborativa; Estágio supervisionado colaborativo Letras/Espanhol; Planos de aula |
Fecha de publicación : | 7-ago-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta pesquisa visa à formação crítico-colaborativa (MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016) discente de Língua Espanhola, na disciplina Estágio Supervisionado Colaborativo na Licenciatura Letras/Espanhol, em uma faculdade privada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na cidade de Carpina, com vistas à mobilidade discente. A concepção desta pesquisa é de caráter intervencionista (LIBERALI, F.; LIBERALI, A., 2005) reflexivocrítico-colaborativo e a visão de linguagem que aqui adotamos é a que a postula a necessidade de se levar em conta, no caso, no Estágio Supervisionado Colaborativo, o conjunto dos aspectos sociais, históricos e culturais. Para a presente pesquisa, tem-se como uma das grandes metas elaborar aulas de espanhol de forma crítico-colaborativa (LIBERALI, 2009, 2010, 2013; LIBERALI et al., 2016; MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016, MAGALHÃES, 2012), na etapa da regência da disciplina Estágio Supervisionado Colaborativo, envolvendo os alunos estagiários, a professora-pesquisadora e a professora colaboradora da escola campo de Estágio. A linguagem da argumentação colaborativa (LIBERALI et al., 2016) também está na base dos nossos estudos. A Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), nos pressupostos de Vygotsky, Leontiev e Bakhtin (LIBERALI, 2009), ajuda-nos nas nossas reflexões teórico-metodológicas. Imaginar possibilidades futuras e trabalhar para favorecer a agência e a mobilidade discentes são ações que retroalimentam as nossas questões de pesquisa, a saber: i) O Estágio Supervisionado Colaborativo possibilita a mobilidade do aluno estagiário? e ii) Se sim, como? Se não, por que? Os dados para análise dos nossos estudos são constituídos por duas unidades didáticas elaboradas pela professora pesquisadora (DIÔGO, 2016), pelo questionário disponibilizado em uma plataforma on-line, pelos planos de aula em primeira e segunda versões dos dois alunos estagiários focais, por excertos das aulas/orientação entre esses alunos e a professora pesquisadora e, ainda, pelo excerto da apresentação dos alunos focais, elemento que vislumbra-se como fulcral à mobilidade discente no cenário das nossas discussões. Os resultados apontam para a mobilidade da ação discente por meio da linguagem argumentativa nos seus aspectos enunciativos, linguísticos e discursivos na interface com o reposicionamento discente transformado, com vistas a promover a mobilidade discente. |
Descripción : | NASCIMENTO, Tânia Maria Diôgo do, também é conhecida em citações bibliográficas por: DIÔGO, Tânia Maria |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32016 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Linguística |
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