Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Eduardo Gomes Duarte da-
dc.contributor.authorSEVERIEN, Pedro Loureiro-
dc.date.accessioned2019-09-02T19:05:48Z-
dc.date.available2019-09-02T19:05:48Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma cartografia da produção audiovisual contemporânea engajada na luta pelo direito à cidade no Recife. A partir da análise de um corpus de mais de 80 peças audiovisuais realizadas na última década, observam-se linhas de força que atravessam os filmes, assim como a relação entre a mobilização social, as relações de poder e as subjetividades inseridas na produção de cidade, notadamente o surgimento do Movimento Ocupe Estelita e suas estratégias de intervenção midiática. Também ganham foco o espaço da autoria como um campo de formulação coletiva de sujeitos históricos e políticos, a performatividade dos corpos que empunham câmeras participativamente diante de acontecimentos desse embate pela democratização do planejamento urbano e uma disposição para o uso militante do cinema na elaboração de narrativas de engajamento, leituras do real e produção de memória. Metodologicamente esta pesquisa se volta para os filmes não apenas como objetos isolados em seus aspectos estéticos e narrativos, mas como gestos de ações colaborativas em circuitos de produção, circulação, adesão, crítica e mobilização, tanto nas redes digitais quanto em espaços presenciais, a exemplo das ocupações urbanas. Para empreender essa articulação entre os processos comunicacionais e as ações estético-políticas como gestos, mobilizo os conceitos de antropologia política das imagens (DIDI-HUBERMAN), multidão (HARDT & NEGRI), performatividade da assembleia (BUTLER), cinema de intervenção social (BRENEZ) e direito à cidade (HARVEY), entre outros, com o objetivo de sustentar a noção de cinema de ocupação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema e cidadept_BR
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectEstética e cultura midiáticapt_BR
dc.subjectAtivismo audiovisualpt_BR
dc.subjectCartografia das subjetividadespt_BR
dc.titleCinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3920571897897685pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9124646423472615pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present work proposes a cartography of the contemporary audiovisual production engaged in the struggle for the right to the city in Recife. From the analysis of a corpus of more than 80 audiovisual works carried out in the last decade, this research observes lines of force that permeate the films, as well as the relation between social mobilization, power relations and the subjectivities inserted in the production of the city, notably the emergence of the Occupy Estelita Movement and its strategies of mediatic intervention. This research also focusses in the space of authorship as a field of collective formulation of historical and political subjects, the performativity of the bodies that hold cameras in a participative way in face of events of this struggle for the democratization of urban planning, and a disposition for the militant use of cinema in the elaboration of narratives of engagement, readings of reality, and production of memory. Methodologically, this investigation turns itself to films not only as isolated objects in their aesthetic and narrative aspects, but as gestures of collaborative actions in circuits of production, circulation, adhesion, criticism and mobilization, both in digital networks and in face-to-face spaces, such as urban occupations. In order to undertake this articulation between communication processes and aesthetic-political actions as gestures, I mobilize the concepts of political anthropology of images (DIDI-HUBERMAN), multitude (HARDT & NEGRI), performativity of the assembly (BUTLER), social intervention cinema (BRENEZ) and the right to the city (HARVEY), among others, with the aim of sustaining the notion of occupation cinema.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Loureiro Sererien.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons