Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, André Menezes Marques das | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T17:15:07Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T17:15:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189 | - |
dc.description.abstract | A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ARM | pt_BR |
dc.subject | Free-to-play | pt_BR |
dc.subject | Heurísticas | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.title | ARM heuristics for F2P mobile games | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4257122217198326 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5194437042919213 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our research is about the development of a set of ARM (acquisition, retention, and monetization) heuristics, as well as an ARM Framework, for F2P (free-to-play) mobile games, to support the game design practice. Thanks to the constant mobile F2P game market growth, the game design techniques related to these kinds of games have been gradually developing. However, in our research, we could not identify a structured set of ARM heuristics related to this specific market, although we have found some best practices, or guidelines, reported in other works, but in a non-structured way. Therefore, to be able to define our set of heuristics, first, we identified what the ARM elements related to F2P mobile games are. To do that, we started the development of an ARM framework structured to support the categories, subcategories, and elements involved. With our developed framework, possessing 59 elements, we used it as a reference to build the first version of our set of heuristics. Then, through literature review and a questionnaire applied to 42 game industry professionals, at the end of our research we had a set of 28 heuristics for F2P mobile games. According to the results from the applied questionnaire, on average, the professionals of the mobile F2P game area agreed with all the heuristics of our final set. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf | 4,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons