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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32192
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Virginia Pereira | - |
dc.contributor.author | SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T17:41:36Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T17:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32192 | - |
dc.description.abstract | Em um contexto de grandes transformações como o que vivemos – marcado pela velocidade da troca de informações – um dos desafios do design reside em saber ler e interpretar as novas exigências do mundo contemporâneo. Se a forma é o meio de expressão por onde o designer faz chegar os conteúdos, se ela, enfim, significa, como faz esse profissional para comunicar uma ideia ou contar uma história através dela? Como a forma funciona e como se configura determinada linguagem? Há uma lacuna na bibliografia no tratamento de questões relativas à forma em relação ao design de artefatos materiais tridimensionais, que repercute no envolvimento estético dos designers no processo de criação. Por aí se assinala a necessidade de um instrumental que ajude a explorar e entender as minúcias presentes na composição visual, para assim fortalecer a reflexão sobre os elementos, princípios e relações que constituem a gramática visual/formal aplicada ao design material tridimensional. Tendo por parâmetro de que sem a compreensão da forma, de suas peculiaridades, de disposições e arranjos plástico-visuais dos artefatos do design não se chega à equilibrada percepção dos significados que são capazes de produzir, é que nos propusemos a desenvolver uma ferramenta para análise da forma de artefatos materiais tridimensionais, adaptando os elementos da gramática visual/formal do plano bidimensional, de modo a permitir a leitura visual dos artefatos em sua composição tridimensional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Gramática visual/formal | pt_BR |
dc.subject | Artefatos materiais tridimensionais | pt_BR |
dc.title | Morfologia do objeto: uma abordagem da gramática visual/formal aplicada ao design de artefatos materiais tridimensionais | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1179494888200977 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2292931009490444 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | In a context of major transformations that we face today - marked by the speed of information spreading and trading - one of the challenges of design lies in knowing how to read and interpret the new demands of the contemporary world. If the form is the mean of expression which the designer makes the content to arrive, if it really can signify, how does this professional communicate an idea or tell a story through it? How does the form work and how do you configure a particular language? There is a gap in the bibliography treating questions concerning the form, especially about the design of three-dimensional material artifacts, which has repercussions on the aesthetic involvement of designers in the creation process. It signs the need of an instrumental that could help to explore and understand the minutiae present in the visual composition, in order to strengthen the reflection on the elements, principles and relations that constitute the visual / formal grammar applied to three-dimensional material design. Having as a parameter that without understanding the form, its peculiarities, dispositions and plastic-visual arrangements of the artefacts of design we don’nt get a balanced perception of the meanings they are able to produce, we set ourselves to develop a tool for the analysis of the form of three-dimensional material artifacts, adapting the elements of the visual / formal grammar of two-dimensional plane in order to allow the visual reading of artifacts in their three-dimensional composition. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TESE Nathalie Barros da Mota Silveira.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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