Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32195

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSANTOS, Eduarda Florencio-
dc.date.accessioned2019-09-03T18:52:22Z-
dc.date.available2019-09-03T18:52:22Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32195-
dc.descriptionFREITAS, Ana Paula de Souza de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SOUZA, Ana Paulapt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação trata de um estudo caracterizado como pesquisa-ação de cunho qualitativo descritivo, em que se buscou compreender acerca da abordagem por projetos de trabalho no Ensino de Química em uma escola pública da Rede Estadual da cidade de Caruaru – PE. Tendo como objetivo principal investigar de que maneira os professores da educação básica desenvolvem projetos de trabalho e sua relação com o ensino e aprendizagem de Química. Para tanto, participaram deste estudo um gestor, três professores e trinta alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada, o roteiro de observação da oficina e aplicação de questionário. A oficina realizada teve como objetivo proporcionar conceitos e estimular discussões sobre fundamentos teóricos e metodológicos da abordagem por projetos de trabalho e analisar a relação ensino e aprendizagem promovida a partir da oficina proposta. A organização e análise dos dados obtidos tiveram como referência Bardin (2011), seguindo-se as etapas de pré-análise, exploração do material, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Diante dos resultados observou-se que a gestão não é exercida de forma participativa, quando se refere aos projetos, as concepções da prática de projetos em química é relacionada diretamente a parte experimental. Além disso, a não formação acadêmica em Química-Licenciatura por parte de dois docentes entrevistados dificulta a implementação dessa prática em suas aulas de forma significativa. Os resultados da oficina nos revelaram que trabalhar com projetos nas aulas de química é algo realizável, entretanto, dificuldades são apresentadas: a jornada de trabalho, as poucas aulas e falta de recursos materiais. Constatamos por meio do questionário aplicado aos alunos que a contextualização, conscientização e a apropriação do conteúdo de funções inorgânicas foram às contribuições mais significativas dentro dos resultados apresentados. Pode-se dizer que essa proposta contribuiu de forma significativa para um novo olhar da prática de projetos e proporcionou momentos de aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa para o estudo da química.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodo de projeto de ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino- Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAbordagem por projetos de trabalho no ensino de química em escola pública de Caruaru-Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0925621591357627pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation deals with a study about the approach of work projects in the Teaching of Chemistry in a public school of the State Network of the city of Caruaru - PE. Its main objective is to investigate how teachers of basic education develop work projects and their relation with the teaching and learning of Chemistry. For this, a manager, three teachers and thirty students from a first-year high school class participated in this study. During the data collection, the following instruments were used: the semi-structured interview, the non-participant observation script and the questionnaire application. We classify this work as an action research with a descriptive qualitative character, in which it was sought to understand the difficulties and contributions of the project approach to teaching and learning Chemistry. The organization and analysis of the data obtained was based on Bardin (2011), followed by the steps of pre-analysis, material exploration, treatment of the results, inference and interpretation. Before the results, it was observed that the management is not exercised in a participatory way when referring to the projects and the conceptions of the practice of projects in chemistry is directly related to the experimental part. In addition, the non-academic training in Chemistry Degree with a Teaching Diploma by two teachers interviewed becomes a difficulty factor to implement this practice in their classes in a significant way. The results of the workshop revealed that working with projects in chemistry classes is something achievable, however, difficulties are presented: the work day, the low amount classes and lack of material resources. It was verified through the questionnaire applied to the students that the contextualization, awareness and study of the inorganic functions were the most significant contributions within the presented answers. It can be said that this proposal contributed significantly to a new look at the practice of projects and provided moments of learning in a dynamic and pleasurable way for the study of chemistry.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eduarda Florencio Santos.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons