Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32196
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal | - |
dc.contributor.author | FIGUEIREDO, Érica de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T19:02:43Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T19:02:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32196 | - |
dc.description | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEAL, A. L. | pt_BR |
dc.description.abstract | Educação e saúde devem ser consideradas indissociáveis no processo de en-sino/aprendizagem. A Fisioterapia faz parte das ciências da saúde. Destina se à pre-venção e ao tratamento de alterações de órgãos e sistemas. Na UTI, o fisioterapeuta intensivista atua na função do sistema respiratório e de outros sistemas, precisando estar preparado para se deparar com a especificidade e complexidade do ambiente hospitalar, não apenas no manejo das técnicas, mas também sendo sensível à neces-sidade de cultivar uma relação humanizada com seus pacientes. O presente estudo teve por objetivo geral realizar uma investigação acerca de possíveis aspectos da for-mação teórica acadêmica, de estudantes do Curso de Fisioterapia, que podem impac-tar em suas atuações práticas. Os objetivos específicos foram analisar os PPCs de todas as IES dos Cursos de Fisioterapia de todo país disponibilizados em seus res-pectivos sites; pesquisar se havia uma formação teórica formalizada, na Academia, para uma abordagem humanizada na atuação prática de alunos na UTI; verificar se a formação teórica recebida e estrutura curricular dos Cursos de Fisioterapia eram con-sideradas pelos ex-alunos e pelos docentes, como um fator que contribuía, efetiva-mente, para a prática em UTIs. O estudo caracterizou-se por uma abordagem qualita-tiva. Para obtenção dos dados realizamos uma entrevista semiestruturada com nove ex alunos recém-formados do Curso de Fisioterapia e com quatro docentes. A inves-tigação foi realizada no estado de Pernambuco, em duas IES da cidade de Recife. As análises dos PPCs pesquisados apontaram para uma formação teórica escassa na área da humanização terapeuta-paciente. As entrevistas com os ex-alunos sugeriram que o conteúdo extenso da disciplina de UTI, a dissociação entre a teoria e a prática e a didática de alguns professores foram fatores que influenciaram a formação dos mesmos, comprometendo suas atuações nas UTIs. Além disso, as entrevistas com os professores apontaram a importância da disciplina de humanização, porém não foi confirmado se havia uma disciplina específica sendo ministrada nos cursos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fisioterapia – Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Unidade de tratamento intensivo - Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Ciência e humanidade – Recife (PE) | pt_BR |
dc.title | Aspectos teóricos práticos dos cursos de graduação em fisioterapia da cidade de Recife/ PE e suas possíveis influências no desempenho prático de discentes em UTIs | pt_BR |
dc.title.alternative | Aspectos teóricos práticos dos cursos de graduação em fisioterapia e suas possíveis influências no desempenho em UTIs | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3920098535785178 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6290932776785382 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Education and health should be considered inseparable in the teaching / learning pro-cess. Physiotherapy is part of the health sciences. It is intended for the prevention and treatment of organ and system disorders. In the ICU, the intensivist physiotherapist acts in the function of the respiratory system and other systems, needing to be prepa-red to face the specificity and complexity of the hospital environment, not only in the management of the techniques, but also being sensitive to the need to cultivate a hu-manized relationship with their patients. The present study has the general objective of investigating possible aspects of the academic theoretical formation of students of the Physical Therapy Course, which may impact on their practical actions. The specific objectives are to analyze the PPCs of all the HEIs of the Physiotherapy Courses of the whole country made available in their respective sites; to research if there is a forma-lized theoretical formation, in the Academy, for a humanized approach in the practical performance of students in the ICU; to verify if the theoretical training received and curricular structure of the Physical Therapy Courses is considered by the former stu-dents and the teachers, as a factor that effectively contributes to the practice in UTIs (human and technical). The study is characterized in its methods as a qualitative ap-proach. To obtain the data, we conducted a semi-structured interview in nine formerly trained Physiotherapy students and four teachers. The research was carried out in the state of Pernambuco, in two HEIs in the city of Recife. The results of the PPCs analysis point to a scarce theoretical formation in the area of the humanized therapist-patient relationship. Interviews conducted with the nine former students, four of whom were participants in the pilot study and five who participated in the research interview, sug-gest that the extensive content of the ICU discipline, the dissociation between theory and practice, and the didactics of some teachers were factors which influenced the formation of the same, compromising their actions in the ICU. In addition, the interviews with the teachers pointed out the importance of the discipline of humanization, but it was not confirmed if there was a specific discipline being taught in the courses. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Érica de Araújo Figueiredo.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons