Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32253

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Virgínia Pereira-
dc.contributor.authorALENCAR, Adailton Laporte de-
dc.date.accessioned2019-09-04T21:56:11Z-
dc.date.available2019-09-04T21:56:11Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32253-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa compreender o processo criativo do designer contemporâneo brasileiro de mobília tomando como elemento norteador o Modelo de Perspectivas de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi. Durante os estudos, se constatou que as metodologias comumente apresentadas como elemento facilitador no processo de desenvolvimento de produtos não se evidenciam ou mesmo se destacam o fator criatividade; apenas se sugerem técnicas de criatividade e estímulos como fator gerador de várias ideias. O objetivo desta pesquisa reside na possibilidade viável em se apresentar uma metodologia em que se evidencie fatores expoentes do processo criativo do indivíduo criador, nesse caso, o designer de mobília contemporânea brasileira, como também critérios relevantes e imprescindíveis valorados pelos integrantes da audiência, ou seja, os juízes que legitimam as ideias. A pesquisa se respaldou na metodologia de abordagem dialética para poder entender o processo criativo do profissional de mobília contemporânea sob a luz do Modelo de Perspectivas de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi e foram utilizados os procedimentos histórico e comparativo. A fundamentação teórica se dividiu em três sessões em que se abordou a história do móvel no Brasil e seus principais representantes, técnicas e metodologias de design e finalmente, abordagens teóricas ao fenômeno criativo e o Modelo de Perspectivas de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi que aborda campo, domínio e indivíduo criativo. Quanto ao procedimento comparativo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os indivíduos pertencentes a cada área do modelo preconizado por Mihaly, estes como sendo o designer de mobiliário contemporâneo brasileiro e também pelos profissionais que atestam e legitimam estas peças como juízes de comissão julgadora e estabelecimentos comerciais que comercializam estas peças de design assinado, e pelo advento de suas respostas se pôde identificar fatores expoentes no processo criativo individual assim como critérios de julgamento por parte dos responsáveis pela legitimação do produto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobiliário brasileiropt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMihaly Csikszentmihalyipt_BR
dc.titleA abordagem criativa do profissional de Design contemporâneo brasileiro segundo o modelo de perspectivas de sistemas de Mihaly Csikszentmihalyipt_BR
dc.title.alternativeA abordagem criativa do profissional de Design contemporâneo de mobiliário brasileiro segundo o modelo de perspectivas de sistemas de Mihaly Csikszentmihalyipt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1079874622852234pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2292931009490444pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand the creative process of the Brazilian contemporary designer of furniture using as a guiding element the Systems Perspective Model of Mihaly Csikszentmihalyi. During the studies, it was found that the methodologies commonly presented as facilitating element in the product development process are not evident or even stand out the factor creativity; only techniques of creativity and stimuli are suggested as a generator of several ideas. The objective of this research is the viable possibility of presenting a methodology in which the exponents of the creative process of the creative individual, in this case, the contemporary Brazilian furniture designer, as well as relevant and essential criteria valued by the audience members , the judges who legitimize the ideas. The research supported the dialectical approach methodology in order to understand the creative process of the contemporary furniture professional in the light of the Mihaly Csikszentmihalyi Systems Perspective Model and the historical and comparative procedures were used. The theoretical basis was divided into three sessions that dealt with the history of furniture in Brazil and its main representatives, techniques and design methodologies, and finally, theoretical approaches to the creative phenomenon and the Mihaly Csikszentmihalyi Systems Perspective Model that addresses field, domain and creative individual. As for the comparative procedure, semi-structured interviews were conducted with the individuals belonging to each area of the model advocated by Mihaly, these being the designer of Brazilian contemporary furniture and also by professionals who attest and legitimize these pieces as judges of judging committee and commercial establishments that commercialize these pieces of signed design, and by the advent of their answers it was possible to identify exponent factors in the individual creative process as well as criteria of judgment on the part of those responsible for the legitimation of the product.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Adailton Laporte de Alencar.pdf10,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons