Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32256

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorSANTOS, Jeremias Batista-
dc.date.accessioned2019-09-04T22:24:52Z-
dc.date.available2019-09-04T22:24:52Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32256-
dc.description.abstractNossa pesquisa consiste em uma análise de Livro Didático. Esta buscou investigar como, e se, as atividades propostas no Livro Didático de Matemática do Ensino Médio sobre o conceito de Função Quadrática proporcionam que o estudante aprenda o conceito além do ‘saber fazer’, ou seja, de uma mera aplicação de uma técnica de modo automático. Para tal investigação, utilizamos como lente teórica metodológica a Teoria Antropológica do Didático-TAD (CHEVALLARD, 1998) e a sua noção de praxeologia e sua classificação que para Chevallard (1998) a praxeologia pode ser: pontual, local, regional ou global. Aqui, acreditamos que quando a praxeologia passa a ser regional ou global é que o estudante tem acesso ao discurso tecnológico-teórico do conceito - nesse ponto - podemos dizer que o estudante avança na compreensão de um conceito. Nosso trabalho, criou categorias para análise dos tipos de tarefas a partir das concepções de Função Quadrática apresentadas nos documentos curriculares estaduais (PERNAMBUCO, 2012). Categorias estas, que utilizamos para classificar as atividades de matemática propostas pelo autor do Livro Didático, e, a partir dessa classificação das atividades matemáticas em tipos de tarefa, puderam ser verificadas se estas atividades propostas proporcionavam elementos para que o estudante transitasse do bloco prático-técnico para o tecnológico-teórico. Em nosso estudo, podemos notar que em alguns momentos as praxeologias eram pontuais, ou seja, aplicação de uma mesma técnica. Contudo, em outros momentos, houve o que aqui chamamos de um avanço no alcance das praxeologias nas quais o estudante é convidado a refletir sobre uma dada situação ou regularidade apresentada e - isso - para nós - se aproxima de uma praxeologia regional.Com isso, podemos perceber que o livro analisado aproxima, sutilmente, o estudante do bloco tecnológico-teórico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos (Brasil)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleO conceito de função quadrática nos livros didáticos do ensino médio: uma análise praxeológica das atividades propostas.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7207806687330962pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxOur research consists of an analysis of Didactic Book. This research sought to investigate how, and if, the activities proposed in the High School Mathematics Didactic Book on the concept of Quadratic Function allow the student to learn the concept beyond 'know-how', that is, from a simple application of a automatic mode. For this research we use the Anthropological Theory of Didactic-TAD (CHEVALLARD, 1998) and its notion of praxeology and its classification that for Chevallard (1998) praxeology can be: punctual, local, regional or global. Here we believe that when praxeology becomes regional or global, the student has access to the technological-theoretical discourse of the concept at this point we can say that the student advances in the understanding of a concept. Our work created categories for analysis of the task types from the conceptions of Quadratic Function presented in the state curricular documents (PERNAMBUCO, 2012). These categories, which we used to classify the mathematical activities proposed by the author of the Didactic Book, and from this classification of mathematical activities into task types, could be verified if these proposed activities provided elements for the student to move from the practical-technical block to the technological-theoretical. In Ours we can note that in some moments praxeologies were punctual, that is, application of the same technique. However, at other times there has been, what we call here, an advance in the reach of praxeologies in which the student is invited to reflect on a given situation or regularity presented and this for us approaches a regional praxeologia.En this we can see that the analyzed book subtly approximates the student of the technological-theoretical block.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jeremias Batista Santos.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons