Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32268

Compartilhe esta página

Título: Relação entre estresse e ansiedade no rendimento de atletas de futebol de campo
Autor(es): SOUZA, Túlio Mayã Ferreira Barros de
Palavras-chave: Ansiedade; futebol; Atletas
Data do documento: 2-Jul-2019
Citação: SOUZA, T. M. F. B.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo identificar os efeitos, positivos e negativos, da ansiedade e do estresse no rendimento dos atletas de futebol de campo. Considerando que esta é a modalidade esportiva mais popular do mundo, e que demanda de diversas habilidades tão singulares e específicas para um atleta profissional, percebeu-se a importância da interferência do estresse e da ansiedade no desempenho de um atleta. A crescente valorização dos aspectos psicológicos por parte de pesquisadores, tanto da área da Psicologia do Esporte, como da parte relacionada à atividade esportiva, deu a este tema maior visibilidade, uma vez que, o estresse e a ansiedade não afetam o atleta apenas de forma subjetiva (como na tomada de decisão), mas também interferem fisiologicamente no desempenho e rendimento em campo. A forma como o atleta lida com o estresse e a ansiedade é o fator determinante para uma reação positiva ou negativa frente ao problema, ou seja, a capacidade que o atleta tem de perceber a situação como desafiadora e motivacional ou de enxergá-la como uma ameaça. Alguns pesquisadores ainda afirmam que a influência da ansiedade e do estresse no desempenho e no rendimento do atleta depende também de questões pessoais e da habilidade de cada indivíduo de realizar tarefas específicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32268
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Túlio Mayã Ferreira Barros de.pdf794,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons