Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32295
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DAMASCENO, Vinícius de Oliveira | - |
dc.contributor.author | BRITO, Maria Jullyanne Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T21:50:51Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T21:50:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32295 | - |
dc.description.abstract | O objetivo dos estudos que compõem esta dissertação é de elaborar um instrumento de observação da aula com o intuito de medir o grau de adesão dos professores à tecnologia pedagógica do Programa Segundo Tempo, bem como estabelecer sua validade de face, de conteúdo (Artigo 1), validade de critério e confiabilidade (consistência interna, reprodutibilidade intra e interobservador) (Artigo 2). Para a concepção, validação de face e conteúdo, foram realizadas revisões dos documentos que fundamentam o programa, reuniões, consultas com a Equipe Pedagógica e aplicação piloto. Para a validade concorrente e confiabilidade intra e interobservador, foi elaborada uma capacitação de ensino a distância em que os observadores avaliaram duas vídeoaulas em momentos diferentes. Sobre a validade de face e conteúdo, não foram encontradas divergências entre as equipes quanto ao nível de relevância dos itens e seus ponderamentos. Além disso, a aplicação piloto apresentou bons valores de Índice de Concordância (0,71 ± 0,22). Em relação à confiabilidade e validade critério, as medidas do instrumento apresentaram boa confiabilidade (Alfa de Conbrach – 0,90; Reprodutibilidade Interobservador com CCI entre 0,89 e 0,91 e Reprodutibilidade Intraobservador com 11 dos itens apresentando valor de p significativo para ambas videoaulas); contudo, sobre a validade critério, apenas 5 itens apresentaram concordância acima de 50%. Desse modo, é necessário que a capacitação de Ensino à Distância seja reforçada com feedbacks sobre as aulas avaliadas, principalmente em relação às divergências encontradas, a fim de reforçar os critérios de avaliação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Reprodutibilidade dos testes | pt_BR |
dc.title | Validade e confiabilidade do protocolo de observação de aula do Programa Segundo Tempo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOARES, Antonio Jorge Gonçalves | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9219818503634382 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3253053787565027 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of the studies presented in this dissertation is to elaborate a class observation instrument in order to measure the teachers` adhesion degree to the pedagogical technology of the Programa Segundo Tempo, and to establish its validity of face, content (Article 1), and validity of criterion and reliability (internal consistency, intra and interobserver reproducibility) (Article 2) as well. Document reviews, meetings, queries with the pedagogical team and pilot application were performed for the conception, validation of face and content. For the concurrent validity and intra- and inter-observer reliability, a distance learning training was elaborated, in which the observers evaluated two video classes in different moments. Regarding the validity of face and content, divergences were not found between the teams concerning the relevance level of the items and its weights. Futhermore, the pilot application presented good Concordance Index values (0,71 ± 0,22). Regarding the confiability and validity criteria, the instrument measures displayed good confiability (Cronbach Alpha – 0,90; Inter-observer reproducibility with ICC between 0,89 and 0,91 and Intra-observer reproducibility with 11 items presenting significant p value for both video classes); however, regarding the validity criteria, only 5 items presented concordance above 50%. Therefore, it is necessary a reinforcement in the Distance Learning Training with feedbacks about the classes evaluated, mainly concerning the divergences found, in order to reinforce the assessment criteria. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Jullyanne Cavalcanti de Brito.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons