Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32314
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Carlos André Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T22:39:08Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T22:39:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32314 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou como o ensino de música é desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental na rede pública municipal de ensino de Petrolina–PE. Os objetivos específicos foram: analisar o espaço curricular da música no ensino público do município; identificar a formação dos professores da disciplina; e verificar as relações entre legislação, políticas públicas para a educação e prática pedagógica musical. A metodologia utilizada foi construída de acordo com o contato com o campo estudado e com os dados que foram emergindo à medida em que a realizamos. Dessa maneira, adotamos uma metodologia baseada nas experiências obtidas em campo e em conceitos acerca de pesquisa qualitativa (FLICK, 2008; FREIRE, 2010; GIL, 2008). Os participantes desta pesquisa foram gestores, coordenadores e professores de dez escolas públicas do município de Petrolina–PE as quais ofertam aulas do sexto ao nono ano. Utilizamos de questionários e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com uma professora e uma coordenadora de uma das escolas. O referencial teórico que guiou nossa análise empregou conceitos como: práxis pedagógica (SOUZA, 2009), ensinagem (ANASTASIOU; ALVES, 2015), afetividade (LEITE, 2012), dentre outros. Verificamos que a música existe no campo investigado enquanto área de conhecimento, dentro do componente curricular de arte, lecionada por professores não especialistas e que complementam a carga horária na disciplina. Por outro lado, há escolas que evidenciam o ensino de música através da formação humana, realizando processos de ensinagem, permeados pela afetividade, em uma ação pedagógica institucional. Dessa maneira, compreendemos os tempos e espaços que o ensino de música ocupa em escolas públicas municipais da rede, as perspectivas para essa área artística nesse ambiente e a práxis pedagógica dos agentes formadores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Rede Municipal | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A práxis pedagógica musical na rede pública de ensino do município de Petrolina-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1978842196890145 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigated how the teaching of music is developed in the final years of elementary school in the municipal public school of Petrolina-PE. The specific objectives were: analyze the curricular space of the music in the public education of the municipality; identify the teacher training of the discipline; and verify the relations between legislation, public policies for education and musical pedagogical practice. The methodology used was constructed according to the contact with the field studied and with the data that emerged as we performed it. In this way, we adopted a methodology based on the experiences obtained in the field and on concepts about qualitative research (FLICK, 2008; FREIRE, 2010; GIL, 2008). The participants of this research were directors, coordinators and teachers of ten public schools of Petrolina-PE, which offer classes from the sixth to the ninth year. We used semi-structured questionnaires and interviews to collect data. The semi-structured interviews were carried out with a teacher and a coordinator of one of the schools. The theoretical framework that guided our analysis employed concepts such as: pedagogical praxis (SOUZA, 2009), ensinagem (ANASTASIOU; ALVES, 2015), affectivity (LEITE, 2012), among others. We verified that music exists in the field investigated as an area of knowledge, within the curricular component of art, taught by non-specialist teachers which complement the workload in the discipline. On the other hand, there are schools that show the teaching of music through human formation, making ensinagem processes, permeated by affectivity, in an institutional pedagogical action. In this way, we understand the times and spaces that music teaching occupies in municipal public schools, the perspectives for this artistic area in this environment and the pedagogical praxis of the training agents. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carlos André Gomes Lima.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons