Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32337

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Marco Antônio Mondaini de-
dc.contributor.authorSUCUMA, Arnaldo-
dc.date.accessioned2019-09-06T16:13:19Z-
dc.date.available2019-09-06T16:13:19Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32337-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa pesquisa da tese de doutorado que se propõe a estudar o ensino superior na Guiné-Bissau: elementos estruturais, conjunturais e suas implicações no desenvolvimento das universidades guineenses. O objeto principal do nosso estudo está ligado à questão estrutural e conjuntural no campo da educação superior. A educação tem um problema estrutural ligado ao processo colonial, um período em que Portugal não fez investimentos consideráveis no ensino fundamental, médio e universitário. Este problema se intensificou no período após independência política. Mas isso é apenas um dos problemas estruturais, entre vários, em torno da questão educacional. Esse problema estrutural está acompanhado de questão conjuntural, que tem a ver com a instabilidade política instaurada no país, depois da independência, marcada pela disputa interna no seio do PAIGC, que resultou no golpe de estado de 1980. O trabalho tem como objetivo investigar os elementos de determinação de ordem estrutural e conjuntural responsáveis pela desestruturação do ensino superior, com consequências graves para produção de conhecimento científico e espaço de atuação profissional dos quadros técnicos na Guiné-Bissau. O método qualitativo foi escolhido como principal caminho, tendo em conta a natureza da pesquisa que envolvia questões e informações que não justificavam ser quantificadas. Em termos metodológicos, a investigação consiste em um estudo de campo. A coleta de dados foi realizada mediante as técnicas de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos entrevistados receberam código numérico como forma de identificar cada entrevistado e garantir o sigilo dos entrevistados. Foram utilizadas também fontes primárias e secundárias, dados oficiais do governo e das agências internacionais. No que se refere aos referenciais teóricos, o nosso estudo se sustentou a partir de teóricos pós-coloniais, e conjunto de autores e literaturas que transitam nas áreas de educação superior e ciências sociais. A tese está estruturada em três capítulos. O primeiro capítulo analisou as diversas experiências de implantação e estruturação do ensino superior durante o período da colonização das potências francesa, inglesa e portuguesa no continente africano. O segundo abordou as particularidades do processo de estruturação e desenvolvimento do ensino superior na Guiné-Bissau, problemas de ordem estrutural e conjuntural na educação. Analisou-se o contexto social, político e econômico do País, tendo em conta a história recente do Estado guineense em torno da instabilidade política. O último capítulo discutiu o estado atual das IES no quadro de ensino, pesquisa e extensão, bem como as possibilidades e os limites de ordem estrutural e conjuntural, tendo como ponto central a contribuição dos quadros guineenses dentro e fora do país no processo desenvolvimento do ensino superior, com base na produção de conhecimento científico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.titleO ensino superior na Guiné-Bissau: elementos estruturais, conjunturais e suas implicações no desenvolvimento das universidades guineensespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6749265583090174pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3037885281663213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe present work consists of doctorate research on a thesis seeking to study Higher Level Education in Guinea Bissau: conjunctural and structural Elements, and their implications, for the Development of Guinean Universities. The main object of our study is linked to the question of structure and the set of factors which influence the field of higher education. Education has had a structural problem linked to the colonial process, a period when Portugal did not make considerable investments in basic, secondary and university learning. This problem was intensified after independence. But this is just one of the structural problems, amongst many, surrounding educational endeavors. The problem of structure is accompanied by a set of factors which have to do with the political instability initiated after independence, marked by the internal dispute at the PAIGC headquarters, which resulted in the coup-d’état of 1980. The work has as its objective to investigate the elements which determine structural order and the set of factors responsible for the de-structuring of higher level education, with grave consequences for the production of scientific knowledge and the space available for technical teams to perform in Guinea Bissau. The qualitative method was chosen as the main path, taking into account the nature of the research which involved questions and information which did not justify quantifiable methods. In methodological terms, the investigation consisted of fieldwork. The collection of data was done through techniques involving semistructured interviews. The subjects interviewed received a numerical code as a way of identifying each interviewee and guarantee anonymity. Primary and secondary sources were also used, including official data from the government and from international agencies. In relation to theoretical framework, our study was sustained by post-colonial authors, made up of literature connected with higher level education and the social sciences. The thesis is structured into three chapters. The first chapter analyzed the diverse experiences of implantation and structuring of higher level education during the period of colonization of the French, English and Portuguese powers on the African continent. The second chapter approached the particularities of the process of structuring and development for higher education in Guinea Bissau, being problems of structural and circumstantial nature in education itself. The social, political and economic context of the country was analyzed, keeping in mind the recent history of the Guinean State around political instability. The last chapter discussed the current state of literacy (IES) in the framework of teaching, research and extension, as well as the possibilities and limits in structure and circumstances, focusing on the contribution of Guinean professionals within and outside of the country in the process of development of higher education, based on the production of scientific knowledge.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Arnaldo Sucuma.pdf13,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons