Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32368

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Adriano Edney Santos de-
dc.date.accessioned2019-09-09T17:07:25Z-
dc.date.available2019-09-09T17:07:25Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32368-
dc.description.abstractRealiza uma análise crítica de metodologias para identificação da necessidade de informação de usuários de museus viabilizada pela interação humana. A interação humana está funcionalmente presente na mediação da informação em museus, portanto, é elemento que pode contribuir para a satisfação da necessidade de informação. Entende-se necessidade de informação como um estado abstrato de percepção, por um indivíduo, de uma lacuna cognitiva que limita sua compreensão e atuação com o seu meio. Este estado é força motriz para buscar informações que completem a lacuna. Para os fins previstos, foi realizado o levantamento bibliográfico sobre princípios e diretrizes da Ciência da Informação e Museologia, estudo de usuários de informação, necessidade de informação, mediação museológica e mediação da informação. Foram selecionadas, para análise, metodologias que consideravam a interação humana como um meio de identificação da necessidade de informação. Foram selecionadas três metodologias, das quais, a elaborada por Yves Le Coadic (1998), foi a que apresentou contribuições reais à identificação de necessidades de informação com participação de intermediários – promovendo a interação humana no processo de busca e troca de informações. Por sua qualificação, a metodologia de Le Coadic (1998) foi utilizada para a elaboração de considerações sobre a sua adaptabilidade, usuabilidade e aplicabilidade em museus, possibilitando indicar elementos importantes para a construção de uma metodologia apropriada para espaços museais. Os resultados obtidos, através da aplicabilidade da metodologia selecionada em cenários de interação dialógica entre usuários e mediadores no museu, apresentaram os profícuos benefícios, e dificuldades, de aplicação do método selecionado para a realidade do museu de tipologia proposta pela pesquisa. A necessidade de informação identificada possibilita aos gestores e trabalhadores de museus a oferecerem serviços adequados e qualificados às demandas de seus usuários, dispondo de informações úteis para as necessidades e realidades individuais e coletivas dos usuários.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNecessidades de informaçãopt_BR
dc.subjectInteração humanapt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.titleEstudo sobre metodologias para identificação de necessidades de informação de usuários em espaços museológicos sob a ótica da interação humanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1985675342573223pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595121603577953pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe study presents a critical analysis of methodologies to identify the need for information from museum users made made viable by human interaction. Human interaction is functionally present in the mediation of information in museums, therefore, it is an element that can contribute to the satisfaction of the need for information. It is understood information need as an abstract state of perception, by an individual, of a cognitive gap that limits their understanding and acting with their environment. This state is the driving force for seeking information that completes the gap. For the intended purposes, a bibliographical survey was carried out on principles and guidelines of Information Science and Museology, study of information users, information needs, museological mediation and information mediation. Were selected, for analysis, methodologies that considered human interaction as a means of identifying the information need. Three methods were selected, of which, a elaborate for Yves Le Coadic (1998) was the one presented real contributions to the identification of information needs with the participation of intermediaries - promoting human interaction in the process of searching and exchanging information. For its qualification, the methodology of Le Coadic (1998) was used to elaborate considerations about its adaptability, usability and applicability in museums, making it possible to indicate important elements for the construction of an appropriate methodology for museum spaces - if necessary. The results obtained, through the applicability of the selected methodology in scenarios of dialogic interaction between users and mediators in the museum, presented the fruitful benefits, and difficulties, of applying the selected method to the reality of the typology museum proposed by the research - traditional museums. The need for identified information enables museum managers and workers to offer adequate and qualified services to the demands of their users, providing information that is useful for the needs and the individual and collective realities of the users.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adriano Edney Santos de Oliveira.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons