Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32378
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Carolina Dantas de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Caio de Castro Mello | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-09T18:39:22Z | - |
dc.date.available | 2019-09-09T18:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32378 | - |
dc.description | SANTOS, Caio de Castro Mello, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MELLO, C. C. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work’s proposal is operating the Theory of Performativity in complex communication processes like those emerged into the Social Networks territory. The study recovers Austin’s (1975) theory of Speech Acts and the concept of Performativity stated by Butler (1997) to analyze the usage of Facebook Events by Occupy Estelita supporters. It was analyzed two Facebook Events: Political Act for Freedom of Speech and Occupy +5. We analyzed both events applying questionnaires and in-depth interviews with participants. We concluded that the usage of the attendance buttons on Facebook Events by Occupy Estelita activists is potentially performative, since people use those buttons to manifest their public support to the social movement. At the end, we argued that the potential of manifesting support through Facebook is not necessarily connected with people presence in real demonstrations offline, it means, the body presence in physical territories, which is an important characteristic to define occupy movements. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Facebook events | pt_BR |
dc.subject | Occupy Estelita | pt_BR |
dc.subject | Performativity | pt_BR |
dc.subject | Speech acts | pt_BR |
dc.title | I am going! The Facebook’s users’ attendance to events as a performative political act in Occupy Estelita Movement | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7128130861955639 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9786861294557962 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabalho se propõe a operacionalizar a Teoria da Performatividade em complexos processos comunicacionais como os que emergem do território das Redes Sociais. O estudo recorre a teoria dos Atos de Fala de Austin (1975) e ao conceito de Performatividade de Butler (1997). São analizados, para isso, dois eventos no Facebook: Ato político-greístico em favor da liberdade de expressão e o Ocupe +5. Para analisá-los foram aplicados questionários e entrevistas em profundidade com os participantes. A partir da pesquisa, buscamos pensar a possibilidade de extensão dos significados atribuídos ao botão de comparecimento na página como uma ampliação das possibilidades de manifestação, cujo uso ressignifica as formas de utilização dos espaços de luta política. Concluímos que o potencial de demonstrar apoio, possibilitado pelo Evento virtual, uma vez que se torna um ato de manifestação em si mesmo, não necessariamente implica em processos de intervenção nos espaços reais da cidade, o que atribui nuances únicas a este tipo de performance. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Caio de Castro Mello Santos.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons