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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32399

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Karina Moutinho-
dc.contributor.authorVALENÇA, Alisson Michel Silva-
dc.date.accessioned2019-09-10T16:46:11Z-
dc.date.available2019-09-10T16:46:11Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32399-
dc.descriptionLIMA, Ana Karina Moutinho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOUTINHO, K. ; SANTOS, Selma Leitão, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEITÃO, Selmapt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve o objetivo de investigar a produção argumentativa por pós-graduandos em contextos de debates críticos em sala de aula e através do WhatsApp. Considerando a argumentação como sendo a atividade cognitivo-discursiva em que os sujeitos desenvolvem movimentos discursivos buscando justificar seus pontos de vista e consideram perspectivas opostas (LEITÃO, 2007). Assim, este estudo foi desenvolvido a partir da participação de 12 alunos na Disciplina de Estudos da Cognição (DEC), um componente curricular de uma pós-graduação em psicologia de uma universidade brasileira que utilizou como recurso pedagógico o moldelo do debate crítico (MDC). Nesse modelo, adaptado para a sala de aula por Leitão (2012), cujo objetivo é desenvolver competências argumentativas e o pensamento crítico-reflexívo, uma disciplina de graduação foi dividida em ciclos temáticos sobre os assuntos curriculares e seus alunos foram separados em três bancadas em que duas delas seriam debatedoras (iriam defender pontos distintos de uma pergunta feita sobre esse tema curricular) e uma seria uma bancada de juízes (iriam avaliar o debate entre essas equipes). Cada ciclo tinha uma estrutura semelhante sendo dividido em (1) introdução ao tópico; (2) retomada do tópico (em que, com ajuda de monitores, os alunos eram preparados para o debate; (3) debate e (4) fechamento. Na DEC houve três ciclos temáticos, baseados no proposto em Leitão (2012) sobre o MDC adaptado para a sala de aula, sendo que nos ciclos 2 e 3 o debate ocorreu via WhatsApp e o debate do ciclo 1 em sala de aula. Após a transcrição dos debates, dois deles (o primeiro e o segundo) foram selecionados para a realização de estudos de caso. A análise dos debates foi feita com base na unidade de análise triádica de Leitão (2000) que a propõe como unidade mínima de análise da argumentação sendo composta por argumento, contra-argumento e resposta ao contra argumento que, quando analisadas em conjunto, podem elucidar acerca do processo argumentativo e da revisão de perspectivas própria desse processo. Assim, ao longo do debate buscou-se reconhecer e compreender os tipos de argumentos, contra-argumentos, respostas aos contra-argumentos e informações que emergiram ao longo do debate conforme Walton (1996), Kuhn et al. (2009), Besnard e Hunter (2008) e Leitão (2007). Com as análises do debate 1 (realizado em sala de aula) e do debate 2 (via WhatsApp) notou-se que houve uma intensificação do uso dos argumentos de autoridade e das informações objetivas no segundo debate, representando assim um desenvolvimento no que se refere à produção argumentativa, visto que, no contexto acadêmico, como foi no caso da DEC, são privilegiados argumentos de autoridade embasados em informações objetivas. Foi também ampliado, no debate 2, o uso de contra-argumentos críticos. Essas mudanças percebidas entre o primeiro e o segundo debate podem ser atribuídas tanto ao fato dos alunos estarem inseridos num modelo que busca promover a constituição de habilidades argumentativas quanto ao ambiente em que ocorreu o debate 2. Isso porque as características presentes no debate via WhatsApp, como a permanência de registro dos textos produzidos e a possibilidade de uma constante comunicação entre os membros das equipes em seus grupos privativos analisando, sugerindo e construindo argumentos facilitou a produção argumentativa nesse contexto virtual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectWhatsApp (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleA produção argumentativa em debates críticos em sala de aula e no WhatsApp : uma pesquisa com estudantes de pós-graduaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Selma Leitão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3843883531015631pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2482981291235750pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to investigate the argumentative production made by postgraduates in contexts of critical debates in the classroom and through WhatsApp. Considering the argumentation as being the cognitive-discursive activity in which the subjects develop discursive movements seeking to justify their points of view (LEITÃO, 2007). Thus, this study was developed from the participation of 12 students in the Discipline of Cognition Studies (Disciplina de Estudos da Cognição - DEC), a curricular component of a postgraduate in psychology of a brazilian university in a curricular component that used as a pedagogical resource the Model of Critical Debates (moldelo do debate crítico - MDC). In this model, adapted to the classroom by Leitão (2012), whose objective is to develop argumentative skills and critical- reflexive thinking, an undergraduate subject was divided into thematic cycles on curricular subjects and their students were separated into three groups in which two of them would be debating (they would defend different points of a question posed on this curricular theme) and one would be a bench of judges (they would evaluate the debate between these teams). Each cycle had a similar structure being divided into (1) introduction to the topic; (2) topic resume (on what, with monitors help, the students were prepared for the debate; (3) debate and (4) closure. In DEC there were three thematic cycles, based on the proposed on Leitão (2012) about the MDC adapted for the classroom, and in cycles 2 and 3 the debate took place via WhatsApp and the debate of cycle 1 in the classroom. After the transcription of the debates, two of them (the first and the second) were selected to carry out case studies. The analysis of the debates was made based on the Leitão’s (2000) unit of triadic analysis that proposes it as a minimum unit of analysis of the argumentation being composed by argument, counterargument and response to the counterargument that, when analised together, may elucidate about the argumentative process and about the review of the prospects own of this process. Thus, during the debates’ analysis it was sought to recognize and understand the types of arguments, counter-arguments, responses to the counterarguments and information that have emerged throughout the discussion according to Walton (1996), Kuhn et al. (2009), Besnard and Hunter (2008) and Leitão (2007), respectively. With the analysis of the debate 1 (conducted in the classroom) and the debate 2 (by WhatsApp) it was noticed that there was an intensification of the use of the arguments of authority and the objective information in the second debate, thus representing a development as regards the production of arguments, since, in the academic context, as it was in the case of DEC, the arguments of authority based on objective information are privileged. The use of critical counter-arguments was also expanded in debate 2. These changes perceived between the first and the second debates can be atributted such the fact of the students are embedded in a model that seeks to promove the constituition of argumentative habilities as the spot in which occurred the debate number 2. It is because of the features present in the WhatsApp debate, such as the permanacy of registre of the produced texts and the possibility of a constant communication among the teams’ members in their private groups analyzing, suggesting and constructing arguments took easy the argumentative production in this context of the virtual debate.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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