Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500
Compartilhe esta página
Título: | Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
Autor(es): | MORAES, Flávio Souza de |
Palavras-chave: | Engenharia Mecânica; Mecânica dos fluidos computacional; Motores de combustão interna; Mapa térmico; Transmissão de calor; Circuito de arrefecimento |
Data do documento: | 26-Out-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Motores de combustão interna são dispositivos presentes na sociedade desde o século XIX estando, desde então, presentes em nosso dia-a-dia. Porém sua utilização traz impacto ao meio ambiente, um dos fatos principais que motivam o estudo desses equipamentos por parte tanto da indústria quanto das universidades na busca de alternativas para mitigar tal problema. Nesse desenvolvimento, ferramentas computacionais são de grande importância, pois sua utilização diminui o custo com experimentação e tempo de projeto. O presente trabalho tem como objetivo estudar os impactos de modificações no escoamento da camisa d’água nos canais de um motor turbo alimentado sobre o campo de temperaturas deste dispositivo. Tais impactos foram avaliados através de uma simulação CHT (“Conjugate Heat Transfer”) do motor e seu fluido de arrefecimento. O estudo é parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Fiat Chrysler Brasil Ltda. (FCA), a qual forneceu a geometria do motor e suporte nas análises realizadas. Os resultados alcançados após as simulações mostram o grande potencial dessas ferramentas no processo de desenvolvimento de motores; em relação as temperaturas, as mudanças no circuito de arrefecimento conseguiram diminuir em 32,12 K os picos de temperaturas dos domos do motor, porém estas ainda se apresentaram bastante altas. Contudo nas paredes do cilindro tais mudanças se mostraram efetivas na diminuição da temperatura dessa região, com redução máxima de 39,12 K no pico de temperaturas dessa região. |
Descrição: | HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HENRIQUEZ, JORGE RECARTE ; LIRA JUNIOR, José Claudino de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIRA, JOSÉ CLAUDINO DE |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdf | 5,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons