Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3250

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisordo Carmo de Siqueira Nino, Maria pt_BR
dc.contributor.authorRocha de Araújo Silva, Iomanapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:29:22Z-
dc.date.available2014-06-12T16:29:22Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationRocha de Araújo Silva, Iomana; do Carmo de Siqueira Nino, Maria. Cinema experimental brasileiro: poesia, ousadiae desconstrução em Limite, O bandido da luz vermelha e Cosmococas. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3250-
dc.description.abstractEstudo sobre o cinema experimental brasileiro, a partir da análise de três casos específicos: Limite (1930) de Mário Peixoto, no qual se aponta o pioneirismo e ousadia; O bandido da luz vermelha (1969), de Rogério Sganzerla, em que se destaca o escracho e transgressão frente ao contexto cultural da época; e as Cosmococas (1973), de Hélio Oiticica e Neville D Almeida, nas quais se enfatiza a desconstrução e o caráter, radical e inventivo, bem como o fato desta ser uma obra precursora de questões atuais relacionadas ao cinema e sua possível crise. O trabalho analisa as características experimentais, bem como as principais influências estéticas e ideológicas presentes nestas obras, enfatizando o caráter antropofágico do experimental brasileiro e a forma como estas obras representam seu contexto artístico e sociocultural em cada período histórico. Além disso, observam-se as inovações artísticas implementadas por cada obra, apontando a importância da experimentação para o desenvolvimento artístico e ideológico do cinema nacionalpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectExperimentalismopt_BR
dc.subjectInovação estéticapt_BR
dc.titleCinema experimental brasileiro: poesia, ousadiae desconstrução em Limite, O bandido da luz vermelha e Cosmococaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo41_1.pdf6,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons