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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32673

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Título: Educação e família: a influência da trajetória familiar no acesso dos jovens de periferia ao ensino superior
Autor(es): SIMÕES, Izabel Adriana Gomes de Sena
Palavras-chave: Educação - História; Educação – Participação dos pais; Ensino Superior; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 31-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese teve como objetivo investigar as trajetórias familiares e analisar suas influências sobre a formação educacional dos estudantes moradores da periferia urbana da região metropolitana do Recife, comunidade do Coque, que ingressaram nas universidades federais do Estado de Pernambuco no período de 2002 a 2012. Buscou-se compreender em que medida as trajetórias de vida das famílias inseridas na configuração social da comunidade do Coque influenciaram os jovens a ingressar em instituições de nível superior. A hipótese é que as trajetórias familiares estão diretamente imbricadas com o desenvolvimento educacional dos estudantes e, portanto, mesmo as famílias em condições socioeconômicas desfavoráveis têm significativa influência no sucesso escolar dos jovens. A metodologia adotada está direcionada ao campo das pesquisas qualitativas, tendo como foco as narrativas dos indivíduos. Utilizou-se a história oral como abordagem teórico-metodológica, que auxiliou na teorização, na análise do conteúdo e no estudo das categorias. As táticas e práticas identificadas no cotidiano das famílias pesquisadas auxiliaram no desvelamento das impressões, das trajetórias de vida e das memórias familiares. Pierre Bourdieu, Norbert Elias, Ecléa Bosi, Michel de Certeau entre outros estudiosos, serviram de aporte para as discussões acerca da categoria família, das abordagens metodológicas e seus procedimentos, das aproximações entre as instituições família-escola, das trajetórias de vida dos depoentes e da apresentação analítica das histórias e memórias dos indivíduos através das categorias a priore e das subcategorias. Identificou-se que a inexpressiva formação educacional dos membros das famílias pesquisadas os levam a depositar suas expectativas de mobilidade sociocultural e econômica na formação escolarizada dos jovens estudantes. Portanto, a influência exercida pelas famílias sobre os estudantes egressos das escolas públicas localizadas no entorno da comunidade do Coque que ingressaram no ensino superior, está diretamente relacionada com o desejo de mobilidade social a longo prazo. Assim, as práticas realizadas pelas famílias, por mais sutis e descompromissadas que possam parecer, constituem-se em táticas educativas que possibilitam ao indivíduo a obtenção de um desenvolvimento educativo e esse contribui significativamente para o seu sucesso escolar.
Descrição: SIMÕES, Izabel Adriana Gomes de Sena, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SENA, Izabel Adriana Gomes de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32673
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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