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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32778

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dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário de Faria-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Oliveira da-
dc.date.accessioned2019-09-12T21:24:07Z-
dc.date.available2019-09-12T21:24:07Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.date.submitted2019-09-12-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Oliveira da. A teoria do imaginário e o processo de design: estudo acerca da influência do imaginário no ato de projetar. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32778-
dc.description.abstractA Teoria do Imaginário de Gilbert Durand identifica nosso conteúdo imagético como fator de extrema relevância na compreensão da complexidade da essência humana. Sendo assim, devido ao design ser ligado diretamente aos desejos e necessidades do ser, esta pesquisa defende que o estudo do imaginário é elemento importante no desenvolvimento de projetos de design, colaborando e agindo como complemento para seus processos. Defendemos ainda que, a partir do estudo desta teoria, podemos nos aproximar de maneira significativa das realidades e necessidades às quais se destina o objeto de design. Para que seja identificada a relevância deste estudo no ato de projetar, examinamos os conceitos e definições do imaginário segundo Gilbert Durand, seus estudos e abordagens. Explanamos igualmente em que consiste a função do designer e colocamos em foco o imaginário que permeia e influencia o processo criativo. Com esta abordagem, apresentamos ainda de forma prática, o quão próximo chegamos da transformação do desejo em matéria quando se possui um olhar sensível.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectDesignerspt_BR
dc.titleA teoria do imaginário e o processo de design: estudo acerca da influência do imaginário no ato de projetar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329764E3pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773740J2pt_BR
dc.description.abstractxThe Gilbert Durand’s Imaginary Theory identifies our imagetic content as an extremely relevant factor to comprehend the complexity of the human nature. Therefore, as design is directly connected with human beings’ desires and needs, this research defends that the Imaginary study is an important element to design projects development, collaborating and acting as a complement to its processes. We defend as well that, studying this theory, we can come close, in a significant way, to the realities and needs for which the object was designed. To identify how this study is relevant to the act of designing, we examined the Imaginary according with Gilbert Durand concepts and definitions, its studies and approaches. We explain also the designer profession and we focus on the Imaginary existent that influences the creative process. With this approach, we present in a practical mode how close we get to transform desire in object when we have sensitive eyes.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departamentDesign e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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