Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829

Comparte esta pagina

Título : Aprendizagem significativa no ensino de eletricidade, abordando como alicerce a educação por projetos
Autor : MARINHO, Edla Carine Pessoa
Palabras clave : Educação (Pernambuco); Método de projeto de ensino (Pernambuco); Razão prática; Aprendizagem; Circuitos elétricos
Fecha de publicación : 23-abr-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este trabalho é dedicado à aprendizagem significativa no ensino de Eletricidade. Sendo uma das áreas da Física que possui mais estudos referentes a dificuldades de aprendizagem, a eletricidade tem toda importância evidenciada para o avanço das ciências e tecnologias. Essa dificuldade pode estar relacionada com a forma com que a eletricidade vem sendo ensinada. Portanto, buscamos investigar os níveis de aprendizagem de conceitos de eletricidade, segundo a taxonomia de Bloom no contexto da Educação por Projetos onde as etapas de construção dos circuitos impressos foram mapeadas utilizando a metodologia de Ilhas de Racionalidade. A metodologia da pesquisa foi dividida em três etapas: A construção de questionários para a coleta de dados, a intervenção na escola com 15 discentes do 3º Ano do Ensino Médio e a aplicação e análise dos questionários de acordo com a Taxonomia de Bloom e evidenciados a luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados decorrentes deste trabalho indicam que a intervenção realizada, contribuiu satisfatoriamente em todas as etapas, já que o grupo não possuía um conhecimento prévio formal e à proposta de Educação por Projetos permitiu que alunos diferenciassem progressivamente o conceito de Eletricidade e fossem capazes de aplicá-lo a uma situação real.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Edla Carine Pessoa Marinho.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons