Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32879

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorLIMA, Wayne Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-09-13T21:33:46Z-
dc.date.available2019-09-13T21:33:46Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32879-
dc.description.abstractNesta Dissertação, busca-se a análise do evento Recifolia, realizado na cidade do Recife entre os anos de 1993 e 2003, a partir da identificação dos debates em torno de sua realização e seu desenrolar ao longo do período em que ocorreu. Organizado em um contexto de ascensão de eventos micareta, com modelo tributário das transformações dos carnavais de Salvador, o Recifolia era baseado em desfiles de trios elétricos e contava com grande presença de atrações identificadas como baianas, em momento no qual o gênero axé-music ocupou importantes espaços nos meios de comunicação e no mercado fonográfico brasileiro. O debate em torno do Recifolia, por sua vez, evidenciou a ideia de que a identidade cultural recifense e pernambucana estaria sofrendo uma agressão e uma descaracterização por ser a concepção do Recifolia um elemento exterior a ela. Dessa forma, a análise se desenvolve investigando como este modelo, bastante delimitado, foi recebido em Recife por jornalistas, músicos, intelectuais e mesmo leitores de jornais. Diante disso, a partir das publicações jornalísticas, bem como de entrevistas e produções fonográficas de artistas que participavam do evento, buscou-se analisar como se colocavam as atrações pernambucanas dentro deste modelo de festa “fora de época”, “trieletrizado”. Contudo, o debate em torno da cultura não engloba todas as possibilidades para um entendimento mais completo acerca do Recifolia. O evento se inseria em um momento no qual as ações políticas estavam muito ligadas ao setor turístico, tendo o Recifolia ocupado lugar central na concepção de turismo de eventos muito em evidência no início dos anos 1990 e observada na capital pernambucana. Desta forma, com o uso de documentos oficiais, como os Planos Orçamentários da Prefeitura do Recife, buscou-se expandir a análise para além da identidade cultural, posto que o Recifolia foi um evento público inserido nas ações municipais de diferentes gestões. O fato de sempre ocorrer em um espaço urbano que se dizia ser indissociável, a praia de Boa Viagem, revela sua íntima relação com o cotidiano – e sua eventual alteração - de um bairro de formação residencial, bem como com a política urbana da cidade e as negociações entre poder público e cidadãos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFestas folclóricaspt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.subjectAxé-musicpt_BR
dc.subjectMicaretapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectMúsica – Pernambucopt_BR
dc.title“Recife é festa, Recifolia” : Identidade, Mercado e Turismo na Cidade Alto-Astral (1993-2003)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7805663505508295pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822901286294537pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the event called Recifolia, which took place in Recife, beeween the years 1993 and 2003, from identifying debates about it's realization and it's development throughout the years. Organized in a period of increasing importance of events so-called "micaretas", wich were based on the Salvador's camival model, the Recifolia had parades with "trios elétricos", in witch famous artists from Bahia used to sing. In this time, the musical genre "axé-music" ocupied an important space in the means of communication and in the Brazilian phonographic market. The debate that sorrounded Recifolia evidenced the idea that the local culture was suffering from an aggression and was being decharacterized, due to the idea that the Recifolia has carne from outside. Thus, this analysis is developed by investigating how this model, too delimited, was recieved by Recife's joumalists, musicians, intellectuals and even by the newspaper's readers. Facing this matters, it was seeked the analysis of how local artists had place in this "out of time" and "electric trio made" event, by using joumalistic publications, as well as interviews and artisfs phonographic productions. However, the debate about culture did not encompass the full understanding of this event, wich was inserted in a period of political influence in the tourism sector, since the Recifolia was put in the central conception of tourism events, evidenced in the early 1990's and higly observed in the capital city of Pernambuco. In this way, using official documents, like the Budget Plans of the City Hall, it was looked for expanding the analysis from further than the cultural identity, since the Recifolia was an event of importance for different city departments. The fact of occurring in an urban space, once known as indissociable, reveals the intimate relation with the daily life - and it's eventual change - of a residential neighbourhood, as well as it's link to the negotiations between the city's urban policy and the citizens.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wayne Rodrigues de Lima.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons