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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32993

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Título: Análise dos benefícios da certificação dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental nas empresas do estado de Pernambuco
Autor(es): RÊGO, Klívia Feitosa
Palavras-chave: Gestão da qualidade total (Pernambuco); Gestão ambiental (Pernambuco); Controle de qualidade – Normas (Pernambuco); Empresas – Avaliação (Pernambuco); Percepção
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Conforme o atual cenário econômico e competitivo encontrado no mercado, as empresas brasileiras estão investindo na padronização de seus processos, produtos e serviços, afim de minimizar custos, refugo e retrabalho. Além disso, padrões e especificações relacionados a qualidade dos produtos e serviços, minimização de impactos ambientais das empresas e adequação as legislações ambientais, também têm sido uma das exigências do mercado consumidor, fazendo com que as organizações passem a buscar certificações internacionalmente reconhecidas. Diante disso, a proposta desta pesquisa é elencar as principais lacunas (gaps) existentes entre o que a literatura assegura como as principais motivações, benefícios e dificuldades encontradas pelas empresas durante o processo de certificação das normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 em comparação com as percepções das empresas do estado de Pernambuco no que diz respeito aos mesmos aspectos. Para identificar estes gaps, foram aplicados questionários nas empresas pernambucanas, sendo obtida uma taxa de retorno de 54,35% das empresas que possuem a certificação da norma NBR ISO 9001:2015 e de 15,38% para as empresas que têm a certificação da norma NBR ISO 14001:2015. Perante as respostas obtidas no questionário, foi realizada uma análise qualitativa crítica destes gaps criando um ranking dos principais benefícios e dificuldades percebidas pelas empresas com o intuito de agregar valor as normas, incentivar e ressaltar a sua importância diante de seu objetivo final que é promover a melhoria da gestão interna e atender as necessidades e especificações do consumidor para garantir a satisfação de todas as partes interessadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32993
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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