Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33068
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Laura Bezerra | - |
dc.contributor.author | CARNEIRO, Mauro Pessôa | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-17T19:38:13Z | - |
dc.date.available | 2019-09-17T19:38:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33068 | - |
dc.description.abstract | A intenção de uma edificação, quando projetada, é atender satisfatoriamente seus usuários. Por isso a importância de se obter uma avaliação pós-ocupação para melhor entender seu comportamento diante do uso diário. Para a elaboração desta dissertação, buscou-se bases de dados referentes a esta temática, avaliação pós-Ocupação, legislação e normatizações brasileiras vigentes, e interferentes. Buscando aspectos ergonômicos e fazendo uso de ferramentas utilizadas na metodologia da Avaliação Pós-Ocupação (APO), com foco no usuário, este estudo foi direcionado a um dos edifícios localizados no campus Joaquim Amazonas, Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), construído para suprir uma demanda crescente de salas de aulas, o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – NIATE CFCH/CCSA. Esta pesquisa tem o objetivo de propor recomendações para os Núcleos Integrados de Atividades de Ensino da UFPE, a partir da avaliação pós-ocupação do NIATE CFCH/CCSA, visando o bem-estar dos seus usuários. Foi elaborada em três fases: na primeira aplicou-se como ferramentas para coleta de dados o walkthrought, o mapa comportamental e questionários. O walktrough e o mapa comportamental envolveram a avaliação sob a visão do pesquisador, enquanto que os questionários resultaram na opinião dos usuários que indicaram a acessibilidade como item menos satisfatório, dentre os apresentados; na segunda fase, de posse dos resultados obtidos das ferramentas, estes foram organizados utilizando a Matriz de Descobertas e realizou-se um estudo dirigido fazendo-se um comparativo com a NBR9050/2015, o qual; na terceira fase, gerou um quadro de recomendações, cuja aplicação poderá ser aplicada à edificação, bem como ser utilizada como base para projetos futuros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação pós-ocupação | pt_BR |
dc.subject | Espaços universitários | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia do ambiente construído | pt_BR |
dc.title | Avaliação pós-ocupação em edifícios universitários: estudo de caso do núcleo integrado de atividades de ensino – NIATE CFCH/CCSA | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6248634235185982 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0215243970688414 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of an building when projected, is to satisfactorily attend to its users. That is why it is important to obtain an Post Occupancy Evaluation to best understand its conducting in relation to daily use. In the elaboration of this dissertation, there was a search in the data referring to this theme: Post Occupancy Evaluation, legislation, and the actual and acting Brazilians norms and rules. Looking through ergonomic aspects, using tools provided by the Post Occupation Evaluation methodology (POE), and having its focus on the user, this study was conducted in one of the buildings localized in the campus Joaquim Amazonas, Recife, in the Federal University of Pernambuco (UFPE), built to accommodate a growing demand of classrooms, the Integrated Nucleus of Teaching Activities and Center of Philosophy and Applied Human Sciences (NIATE CFCH/CCSA). This research has the objective of proposing recommendations for the Integrated Nucleus of Teaching Activities of UFPE, based on the post-occupation evaluation of NIATE CFCH/CCSA, aiming the well-being of its users. It was elaborated in three phases: the first one was applied as tools for data collection the walkthrought, the behavioral map and questionnaires. The walktrough and the behavioral map involved the evaluation under the view of the researcher, while the questionnaires resulted in the opinion of the users that indicated the accessibility as a less satisfactory item, among those presented; in the second phase, with the results obtained from the tools, these were organized using the Discovery Matrix and a directed study was carried out comparing with the NBR9050 /2015, which; in the third phase, generated a set of recommendations, the application of which can be applied to building, as well as being used as a basis for future projects. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mauro Pessôa Carneiro.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons