Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33104

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorADRIÃO, Karla Galvão-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Allane Magda Bezerra de Melo-
dc.date.accessioned2019-09-17T21:08:06Z-
dc.date.available2019-09-17T21:08:06Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33104-
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta a pesquisa de mestrado intitulada ―Interseccionalidade no Feminismo na Internet: Uma Análise do Blog Blogueiras Feministas‖. A partir da necessidade de se compreender o lugar da internet na produção e construção de diferentes conhecimentos dos e sobre os feminismos, o trabalho analisa como as várias autoras que colaboram no blog com suas postagens interpretam a categoria interseccionalidade ao longo de sete anos de produção. A análise foi realizada através de aportes teóricos de autoras feministas que utilizam perspectivas interseccionais e/ou lançam mão da articulação/intersecção de opressões/ diferenciações sociais para interpretação de diferentes realidades. A partir dos textos alinhados a perspectivas interseccionais, por meio de uma perspectiva qualitativa e através de análise temática, as categorias são identificadas nas postagens e compreendidas, sendo articuladas com outras categorias. A análise identificou que os elementos acionados pelas autoras para dar sentido à ideia de interseccionalidade estão relacionados a abordagens que integram, principalmente, a questão da disputa de pautas entre os diversos sujeitos do feminismo e a crítica antirracista e decolonial à perspectiva do feminismo branco.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleInterseccionalidades no feminismo na Internet : analisando o Blog Blogueiras Feministaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2555996669646088pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7219863925517566pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation presents the master research titled "Intersectionality in Feminism on the Internet: An Analysis of Blog Blogueiras Feministas". Based on the need to understand the place of the internet in the production and construction of different knowledge of and about feminisms, the paper analyzes how the various authors who collaborate on the blog with their posts interpret the intersectionality category over seven years of production. The analysis was carried out through the theoretical contributions of feminist authors who use intersectional perspectives and / or use the articulation / intersection of social oppression / differentiation to interpret different realities. From the texts aligned to intersectional perspectives, through a qualitative perspective and through thematic analysis, the categories are identified in the posts and understood, being articulated with other categories. The analysis identified that the elements used by the authors to give meaning to the idea of intersectionality are related to approaches that mainly integrate the issue of the dispute between the various subjects of feminism and the antiracist and decolonial criticism to the perspective of white feminism.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Allane Magda Bezerra de Melo da Silveira.pdf540,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons