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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33106

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorFERREIRA, Elanna Beatriz Americo-
dc.date.accessioned2019-09-17T21:12:05Z-
dc.date.available2019-09-17T21:12:05Z-
dc.date.issued2019-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33106-
dc.description.abstractObjetivou analisar a Arquitetura da Informação, baseado na abordagem sistêmica, e a Encontrabilidade da Informação, baseada no conceito operatório, em sites de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A pesquisa faz uso do método quadripolar e, com relação ao pólo técnico, caracteriza-se como pesquisa aplicada e qualitativa. Além disso, faz uso de estudo de casos múltiplos, acompanhado da técnica de investigação da observação direta intensiva sistemática. Como amostra, foram utilizados os sites de uma IFES por região do Brasil, sendo selecionadas aquelas com maior índice na classificação dentro dos resultados de avaliação do Ministério da Educação. As análises realizadas perpassam por elementos da Arquitetura da Informação, considerando suas abordagens sistêmica e informacional e pelos atributos da Encontrabilidade da Informação, de acordo com a proposta de Vechiato e Vidotti em 2014 e a utilização do Checklist para avaliação de ambientes informacionais híbridos, de Vechiato, Oliveira e Vidotti (2016). Os resultados alcançados abrangeram a identificação de falhas, tais como falta de mapa do site, problemas de acessibilidade, ausência de formas para os indivíduos interagirem, entre outros e a indicação de possíveis melhorias. Conclui-se que os sites das Instituições selecionadas e analisadas apresentam ainda algumas falhas na estruturação informacional, podendo prejudicar ou dificultar o acesso à informação pela sociedade. Essa pesquisa contribui para a Ciência da Informação, tanto de modo teórico com as discussões dos estudos supracitados, quanto de forma prática com a utilização e aplicação de elementos de Arquitetura e Encontrabilidade da Informação em um viés social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquitetura da informaçãopt_BR
dc.subjectEncontrabilidade da informaçãopt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.titleArquitetura e encontrabilidade da informação em sites de Instituições Federais de Ensino Superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6041711892913871pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxIt aimed at an Information Architecture, with a systematic approach, and an Information Meeting, with the concept in place, on sites of Federal Institutions of Higher Education (IFES). The research uses the quadripolar method and, in relation to performance, is characterized as applied and qualitative research. In addition, it is a multiple case study method, accompanied by the systematic intensive direct observation investigation technique. As an example, the sites of one IFES by region of Brazil were used, being selected those with higher index in the classification of the results of the evaluation of the Ministry of Education. The analyzes were carried out through the elements of Architecture, and its systemic and informational approach was elaborated based on data from 2014 and was used for the evaluation informational environments of Vechiato, Oliveira and Vidotti (2016). The results achieved are an identification of failures, such as the lack of a site map, accessibility problems, lack of forms for clients, among others, and an indication of prerequisites. We conclude that the Institutions' websites were selected and analyzed, but were incomplete, informing, conditioning or hindering access to information by society. This research was also created by Information Science, both with the practice mode as a practice of studies mentioned above, and practical practice with the use and application of elements of Architecture and Information Findability in a social bias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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