Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33201

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Maria Thereza Didier de-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Natália Lima de-
dc.date.accessioned2019-09-18T20:38:48Z-
dc.date.available2019-09-18T20:38:48Z-
dc.date.issued2018-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33201-
dc.description.abstractA difusão das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – em um contexto de informações globalizadas atinge as salas de aula promovendo mudanças na realidade escolar, o que nos move a repensar nossa prática cotidiana aliada a essas novas tecnologias Torna-se difícil ignorar as repercussões dessas ferramentas no Ensino de História, que podem se construir como dispositivos promissores na trilha de novos caminhos para o pensar e o sentir História. Essa pesquisa busca problematizar as potencialidades das TICs no Ensino de História através da elaboração de um Dicionário Audiovisual de Conceitos Históricos – DACH –, objetivando compreender de que maneiras o uso da linguagem audiovisual atrelada ao suporte do YouTube e suas relações com o conceito de Empatia Histórica podem contribuir para a aprendizagem dos Conceitos Históricos durante as aulas de História. O DACH se constrói como uma ferramenta dentro da plataforma YouTube que visa à construção de um Dicionário de Conceitos Históricos a partir das produções audiovisuais dos alunos. Compreendendo a linguagem audiovisual em sua dimensão inventiva e sensível, o dicionário abre espaço para a construção de discursos de maneira protagonista pelas alunas e pelos alunos, colocando-os em um local de fala de produtores da história e construtores de narrativas e dialogando com o ambiente escolar e com espaços públicos através do ciberespaço do YouTube. Durante o desenvolvimento da pesquisa temas como o despertar da Empatia Histórica, a cibercultura e a cultura de convergência, além das bases de uma História Pública e Digital foram problematizados ao redor da construção do DACH. Ao término, produzimos um material destinado ao uso educativo, um pequeno manual de apoio às práticas de outros docentes que desejem desenvolver o DACH em suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectLinguagem e históriapt_BR
dc.subjectLinguagens e narrativas históricaspt_BR
dc.subjectEmpatia históricapt_BR
dc.titleDicionário Audiovisual de Conceitos : aventuras da experiência e da sensibilidade imagética nas aulas de Históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2024116864635020pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4791849334011701pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe dissemination of the ICTs – Information and Communication Technologies – in a context of globalized information reaches the classrooms, promoting changes in the school reality, leading us to rethink our daily usage of these new technologies. It makes it difficult to ignore the repercussions of these tools in the Teaching of History, that can be developed into promising devices along the new paths to the thinking and feeling History. This research seeks to problematize the potentialities of the ICTs in the History Teaching through the elaboration of an Audiovisual Dictionary of Historical Concepts – ADHC – to understand how the use of audiovisual language linked to YouTube support and its relationship to the concept of Historical Empathy can contribute to the learning of Historical Concepts during History classes. ADHC is built as a tool within the YouTube platform that aims to build a Dictionary of Historical Concepts from the audiovisual productions of students. Understanding audiovisual language in its inventive and sensitive dimension, the dictionary gives the students room to create speeches from a leading position, placing them in a position of producers of history and constructors of narratives, dialoguing with the school environment and with public spaces through YouTube's cyberspace. During the development of the research, topics such as the awakening of the Historical Empathy, the Cyberculture and the convergence culture, and also the basis of a Public and Digital History were problematized around the construction of the ADHC. At the end of the research, we have produced a material for educational use, a small manual to support the practices of other teachers who wish to develop ADHC in their classes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natália Lima de Mendonça.pdf7,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons