Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33216

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, André Philippi Gonzaga de-
dc.date.accessioned2019-09-18T22:21:14Z-
dc.date.available2019-09-18T22:21:14Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33216-
dc.description.abstractO mercado de trabalho tornou-se cada vez mais competitivo. Para se destacar de seus concorrentes e sobreviver a essa imagem, as organizações precisam investir na qualidade de seus produtos e serviços. Diante disso, é importante identificar quais atributos são oferecidos como influenciadores diretos aos usuários, para que os provedores dos produtos e serviços possam se concentrar nos pontos mais críticos de insatisfação, buscando suas melhorias. Para isso a pesquisa é baseada na avaliação da qualidade no setor aéreo e através do Modelo de Kano foi possível identificar quais atributos (unidimensionais, obrigatórios, atrativos, neutros ou reversos) estão presentes no serviço, e com isso propor uma discussão sobre os coeficientes de satisfação e insatisfação presentes na literatura que atualmente, para seu cálculo, não leva em consideração todos os tipos de atributos do modelo. A presente pesquisa concluiu que a maioria dos entrevistados identificaram os atributos como unidimensionais, ou seja, esperam que esses atributos estejam presentes e que seu nível de satisfação seja proporcional à medida que os requisitos vão sendo preenchidos. Um resultado significativo é apresentado pelos entrevistados quando as questões estavam ligadas ao atraso, considerando o atributo como reverso. Por essa representatividade foram realizadas duas propostas, em que os atributos reversos foram considerados nas equações de satisfação e insatisfação. Por fim, é importante que os gerentes considerem esses atributos como uma possível fonte de melhoria para a prestação de serviço de sua organização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectModelo de Kanopt_BR
dc.subjectCoeficientes de Satisfação e Insatisfaçãopt_BR
dc.subjectCompanhias Aéreaspt_BR
dc.subjectQualidade de Serviçospt_BR
dc.titleAplicação do Modelo de Kano em companhias aéreas: discussão da satisfação dos clientespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4616268632036597pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe labor market has become increasingly competitive. To stand out from your competitors and survive this image, organizations need to invest in the quality of their products and services. Given this, it is important to identify which attributes are offered as direct influencers to users, so that providers of products and services can focus on the most critical points of dissatisfaction, seeking their improvements. For this, the research is based on the evaluation of the quality in the air sector and through the Kano Model it was possible to identify which attributes (one-dimensional, must-be, attractive, neutral or reverse) are present in the service, and with that propose a discussion on the coefficients of satisfaction and dissatisfaction in the literature that currently, for its calculation, does not take into account all types of attributes of the model. The present study concluded that the majority of respondents identified the attributes as one-dimensional, that is, they expect these attributes to be present and that their level of satisfaction is proportional as the requirements are met. A significant result is presented by the interviewees when the questions were linked to the delay, considering the attribute as reverse. For this representativeness two proposals were made, in which the reverse attributes were considered in the satisfaction and dissatisfaction equations. Finally, it is important for managers to consider these attributes as a possible source of improvement for their organization's service delivery.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO André Philippi Gonzaga de Albuquerque.pdf2,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons