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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33334

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Título: Práticas pedagógicas na Educaçao infantil: Uma análise de jogos e brincadeiras nas escolas públicas de Gravatá – PE ( 2009 – 2017 )
Autor(es): SILVA, João Paulo da
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Jogos; Ensino
Data do documento: 3-Jul-2019
Citação: SILVA, J. P.
Abstract: O jogos e brincadeiras estiveram sempre presentes na cultura das crianças, nesta propensão surge o projeto de pesquisa que visa apreender as práticas pedagógicas do ensino infantil na cidade de Gravatá – PE (2009 – 2017) Através de jogos e brincadeiras. Os sujeitos participantes da pesquisa serão professores da rede pública da cidade de Gravatá – PE, que terão seu nome preservado, garantindo – lhes os cuidados éticos. Como técnica de coleta será utilizado a entrevista aberta com possibilidade de pesquisa documental, considerando a partir da disponibilidade de materiais do período de atuação do docente. Para tratamento dos achados, será utilizado análises de conteúdo, do ponto de vista operacional, a análise de conteúdo inicia pela leitura das falas, realizada por meio das transcrições de entrevistas, depoimentos e documentos. Geralmente, todos os procedimentos levam a relacionar estruturas semânticas (significantes) com estruturas sociológicas (significados) dos enunciados e articular a superfície dos enunciados dos textos com os fatores que determinam suas características: variáveis psicossociais, contexto cultural e processos de produção de mensagem. Esse conjunto analítico visa a dar consistência interna às operações (MINAYO, 2007). Contudo os resultados esperados serão que com o conhecimento dos benefícios dos jogos e brincadeiras na educação infantil através de artigos e pesquisas científicas encontradas no âmbito acadêmico, espera-se que com a prática, ligada aos objetivos e métodos pedagógicos, possa influenciar de forma ativa o desenvolvimento das crianças. Teoricamente, as práticas de jogos e brincadeiras constituirão no ambiente escolar que seja agradável para as crianças, seja realizada em sala de aula ou/em locais apropriados para a realização dessas praticas pedagógicas. Portanto, almeja-se que as crianças possam desfrutar dos jogos e brincadeiras de forma simples e que melhore o seu desenvolvimento de liberdade e superar seus desafios. De acordo com os estudos de Franco (2012), a prática docente é algo que não pertence por inteiro aos professores, uma vez que há traços culturais compartilhados que formam o que pode ser designado por subjetividades pedagógicas. No entanto, destaca-se que o conceito de prática pedagógica poderá variar dependendo da compreensão de pedagogia e até mesmo do sentido que se atribui a prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33334
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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