Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33434

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Heitor Costa Lima da-
dc.contributor.authorCALADO, Karolina de Almeida-
dc.date.accessioned2019-09-20T20:03:23Z-
dc.date.available2019-09-20T20:03:23Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33434-
dc.description.abstractO presente estudo problematiza como as narrativas jornalísticas, oriundas da mídia independente, incluem os temas e as vozes das demandas sociais. Na direção desse problema formulado, objetivamos analisar as estruturas das narrativas jornalísticas presentes nos sites dessa mídia, com o propósito de identificar nos textos a abertura dada às temáticas sociais e à pluralidade de vozes. A partir do modelo de Motta (2013), elencamos as categorias de análise “narradores”, “temáticas” e “personagens” e as aplicamos nos três veículos independentes escolhidos: Agência Pública, Jornalistas Livres e Marco Zero Conteúdo. Para tanto, coletamos 186 conteúdos, no período de março a agosto de 2016, tendo como acontecimento-intriga o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Nossos resultados mostram que os veículos da mídia independente têm uma relação distinta com os ideais de imparcialidade e objetividade; e possuem os seus próprios enquadramentos, visíveis em estratégias utilizadas pelos narradores para gerar efeitos de sentido a partir de recursos linguísticos, inclusão de temáticas e de personagens específicos. Essa evidência aponta para a confirmação da hipótese inicial: a mídia pesquisada, de modo estratégico, procura abordar assuntos não pautados pela grande mídia e insere um número acentuado de personagens que refletem as distintas realidades do Brasil e do mundo. Por fim, ancoramos nossa análise nos seguintes autores que abordam a narrativa jornalística, suas nuances e o modo de fazer um jornalismo ativista, tendo em vista a dimensão cívica do espaço público: Motta (2013), Prudêncio (2009b), Entman (1993), Habermas (1997), Young (2012), Fraser (2002) e Honneth (2003).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarrativas jornalísticaspt_BR
dc.subjectMídia independentept_BR
dc.subjectFinanciamento da mídiapt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.titleNarrativas jornalísticas na mídia independente: vozes, temáticas e estratégias argumentativaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0031977950392762pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1393227099374469pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study questions how journalistic narratives from independent media include the themes and voices of social demands. In the direction of this problem, we aim to analyze the structures of the journalistic narratives present in the independent media sites, with the purpose of identifying in the texts the openness given to social themes and to the plurality of voices. Based on the model by Motta (2013), we list the analysis categories “narrators”, “themes” and “characters” and apply them in the three independent vehicles chosen: Agência Pública, Jornalistas Livres and Marco Zero Conteúdo, from which we collected 186 contents, from March to August 2016, with the thematic clipping Brazil’s former president Dilma Rousseff’s impeachment. Our results show that independent media vehicles have a distinct relationship with the ideals of impartiality and objectivity; and have their own framings, visible in strategies used by the narrators to generate meaning effects from linguistic resources, inclusion of themes and specific personages. This evidence points to the confirmation of the initial hypothesis: the researched media, strategically, seeks to address issues not covered by the mainstream media and inserts a large number of characters that reflect different realities in Brazil and around the world. Finally, we anchor our analysis in the following authors who discuss the journalistic narrative, its nuances and the way of doing journalism based on activism: Motta (2013), Prudêncio (2009b), Entman (1993), Habermas (1997), Fraser (2002) and Honneth (2003).pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Karolina de Almeida Calado.pdf917,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons