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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33516

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAGNANI, Fábio Santana-
dc.contributor.authorSANTOS, Maurício Pereira Magalhães de Novaes-
dc.date.accessioned2019-09-23T19:35:43Z-
dc.date.available2019-09-23T19:35:43Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33516-
dc.description.abstractO sistema de transporte é parte essencial para o funcionamento de uma cidade. No Brasil o tráfego é composto em sua maior parte por carros, motos e ônibus. A grande quantidade de veículos juntamente com uma infraestrutura inadequada intensifica problemas de natureza social e ambiental associados ao congestionamento. Pode-se listar como problemas ligados ao congestionamento: perda tempo, estresse, desperdício de combustível, maior emissão de poluentes e gases efeito estufa. Nesta pesquisa é proposto um modelo principal, microscópico contínuo no espaço, aplicado à simulação do tráfego de carros e motos. Esse modelo consiste na integração de três submodelos: tráfego, veículo e consumo. No submodelo do veículo o motor é considerado explicitamente e poderá influenciar na aceleração do veículo. Essa é uma característica não explorada em outros modelos de tráfego, nos quais usualmente o motor é considerado indiretamente pela limitação da aceleração máxima. O objetivo principal é investigar a importância do motor para análise energética e fluxo de veículos. Carros e motos são colocados aleatoriamente em faixas diferentes e apenas as motos podem mudar de faixa. Os parâmetros de entrada são baseados nos manuais dos veículos e estudos anteriores. Outros três modelos, mais simples e usados no estudo do tráfego, são utilizados para comparar o fluxo (veículos/h) e economia de combustível (km/l). Dois desses modelos são discretos no espaço e o terceiro utiliza o mesmo submodelo de tráfego do modelo principal, porém esses três modelos não consideram o motor para o deslocamento. Os resultados indicaram que os modelos que não consideram o motor para acelerar possuem acelerações irreais que não podem ser ignoradas devido à magnitude e número de ocorrências. O modelo contínuo utilizado para comparação resultou em fluxo semelhante ao obtido no modelo principal e em menor distância percorrida por litro de gasolina consumida. No entanto, essas diferenças podem ser reduzidas com mudanças nos parâmetros de entrada. Os modelos discretos resultaram em maiores diferenças relativas, principalmente em economia de combustível.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectModelo contínuopt_BR
dc.subjectModelo discretopt_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectEmissãopt_BR
dc.titleA importância do motor na simulação de carros e motos em situação de tráfegopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5680406487348997pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0447483870045635pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxIt is essential for a city that the transportation system works properly. In Brazil, traffic is majorly composed of cars, motorcycles and buses. Large numbers of vehicles coupled with inadequate infrastructure intensify social and environmental problems as-sociated with traffic congestion. Waste of time, stress, fuel waste, higher emission of pollutants and greenhouses gases are examples of problems related to traffic conges-tion. In this research is proposed a main model, that is microscopic and continuous in the space, to be applied in computational traffic simulation of cars and motorcycles. This model consists of the integration of three submodel: traffic, vehicle, and consump-tion. In vehicle submodel the engine is explicitly taking into account and may influence the acceleration of the vehicle. This is a feature not exploited in other traffic models, in which the engine is usually considered indirectly by restringing the maximum acceler-ation. The main goal of this research is to investigate the importance of the engine for energy analysis and flow of vehicles. Cars and motorcycles are randomly placed on different tracks and only motorcycles are allowed to change lanes. Input parameters are based on vehicle manuals and previous studies. Three other models, simpler and commonly used in the study of traffic, are used to compare the traffic flow (vehicles/h) and fuel economy (km/l). Two of these models are discrete in space and the third uses the same submodel of traffic of the main model. The results indicated that the models used for comparison have unreal accelerations that cannot be ignored due to the mag-nitude and number of occurrences. The continuous model used for comparison re-sulted in a flow similar to that obtained in the main model and in a smaller distance traveled per liter of gasoline consumed. However, these differences can be reduced with changes in the input parameters. Discrete models resulted in greater relative differences, mainly in fuel economy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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